...
IMAGEM DE INTERNETComentário pontual da Parashá Comparada
Como é de praxe em outros centros de estudos, pela falta de tempo, o estudioso lê a porção integral,indicada, mas os comentários são pontuais em temas escolhidos pelo Moré (Orientador).
Parashá Bereshit
Gênesis 1:1-6:8
Resumo da Parashá
Em seis dias, criou D-s os céus e a Terra, o mar, e tudo que neles há. Ao sexto dia, criou o Ser Humano - Homem e Mulher, e ao Sétimo Dia, fez cessar a Criação.
A cada dia anterior criado, e tudo o que neste dia se fez, D-s viu que era bom, e abençoou todos os seres vivos, para que frutificassem e se multiplicassem, porém, ao Sétimo Dia, não houve nenhum ato de Criação, e ao examinar a obra que havia Criado, D-s viu que era muito bom, e consagrou este dia (santificou). Assim termina o relato até este capítulo, destacando a diferença entre os dias da Criação, e o dia da santificação.
A palavra Santificar, em hebraico, é Kidush ( קידוש) da raiz de variações como Kadosh, Kodesh, Kedoshim, etc, todas destacando a raiz קדוש, separado, selecionado.
Interessante saber que a primeira vez que é mencionada uma consagração, uma santificação, na Torá, é ao Tempo (Shabat). A segunda, é ao Ser Humano (Consagração dos Sacerdotes e Levitas), e a terceira está dedicada ao objeto material, sendo que esta foi consagrada pelo Ser Humano. Destas três colunas de consagração, lembramos que Yeshua (Jesus) disse: "Ninguém vem ao Pai, senão por Mim" (Jo 14:6).Antes de ser um ato de vaidade, Yeshua estava demonstrando um pensamento talmúdico que ilustra Hashem ocultando-Se do Ser Humano,não no sentido de não ser visto, mas para que o Homem O procure, e apegue-se ao espírito de Sabedoria, construindo uma relação com o divino da mesma forma que uma criança constrói sua relação com pai e mãe. Assim, Yeshua autodenominava-se, de acordo com profecias acerca de si, "Filho do Homem " (A expressão filho do homem (ben Adam, בן אדם), literalmente filho de Adão, é utilizada comumente no Judaísmo e no idioma hebraico em geral para denotar um ser humano, uma pessoa; o plural (bnei Adam, בני אדם) é utilizado para humanidade.)
Ora, se Yeshua É o "Filho do Homem", e também "O Filho de D-s" (Filho de Deus é uma expressão encontrada no Antigo Testamento (ou Bíblia Hebraica) e em vários outros textos judaicos e no Novo Testamento. Nas Escrituras hebraicas, de acordo com a tradição judaica, relaciona-se a vários sujeitos distintos, a anjos, seres humanos e, até mesmo, a toda humanidade. De acordo com a maioria dos estudiosos cristãos, a expressão se refere ao relacionamento entre Yeshua Hamashiach e D-s, assim como ao relacionamento experimentado por todos os crentes seguidores de Yeshua (cf. João 1:12)).
Para melhor entendimento desta questão, tomo as palavras do Rav Avraham Yoshuah Heschel, no livo "O Schabat" (escrito assim mesmo, a tradução brasileira), onde diz que "quando o Ser humano deseja encontrar-se com seu D-s, constrói um tempo no espaço, e faz dele seu ponto de encontro co a divindade, mas quando O Criador dejeva encontrar-sE com a Sua Criatura, O Todo Poderoso constrói um Templo no Tempo, onde mãos humanas não são capazes de destruir: o Shabat!
Assim, O Tempo, o primeiro Santificado, através do Ser Humano, domina o Espaço. Assim, D-s consagra Tempo e Criatura, e concede à esta que possa tornar-se C-autora das demais obras a serem criadas, abençoando e santificado seu trabalho, num círculo virtuoso com O Eterno.
1 No princípio, criou Deus os céus e a terra.
1 בראשית ברא אלהים את השמים ואת הארץ
(Bereshit Bará Elohim et hashamayim veet haaretz)
As palavras Bereshit e Bará, formam quase um trocadilho, dizendo: No princípio, "criou para criar", O Eterno, Os Céus e a terra.
Criou para criar complementa o capítulo 2:7, que cria o Homem, à "Nossa imagem conforme Nossa Semelhança". Imagem criada, neste livre pensar, imagem antropomórfica, e semelhança no ato criativo. Torna-se o Ser Humano a partir de então, co-autor da criação, cessada a cada Shabat, para recorda duas coisas: D-s é O Criador, e Sua Imagem e semelhança, é Co-Autor, portanto, co-responsável por seu destino,porquanto recebeu livre arbítrio para decidir, criar ou destruir.
Deseja participar do grupo de estudos ou contratar Palestras? Inscreva-se pelo whatsapp: 48 999 61 1547
Comentários
Postar um comentário