O legado dos judeus sefaraditas
Por muitos anos, os bairros espanhóis onde os judeus viveram na Idade Média, as juderías, sofreram o abandono provocado pela expansão das cidades. Esses locais foram restaurados e hoje fazem parte do centro histórico de muitas cidades da Espanha (Sefarad, em hebraico).
Para apresentar à comunidade judaica de São Paulo o legado histórico e patrimonial que constitui suas raízes, a Rede de Juderías da Espanha e o Escritório de Turismo da Embaixada da Espanha realizaram um evento, no último dia 25, em parceria com o Centro da Cultura Judaica, para divulgar os Caminhos de Sefarad , um roteiro pela Espanha judaica constituído por 24 cidades.
“O turismo às cidades espanholas sempre trouxe grande conhecimento ao desenvolvimento da humanidade na Península Ibérica, especialmente com a cultura judaica e árabe, que conviveram em plena fraternidade por mais de 6 séculos. O novo projeto de reconstrução da herança judaica em diversas daquelas cidades faz parte de uma história cuja vivência ainda chega até os nossos dias”, afirma Raul Meyer, Presidente do Centro da Cultura Judaica.
Sua Alteza Real o Príncipe de Astúrias teve um imprevisto e não pode participar do evento, mas mandou uma mensagem por meio de um vídeo gravado especialmente para esta ocasião:
Confira algumas fotos do evento, que contou com a presença de uma delegação formada por autoridades e representantes das cidades da Rede: