Pular para o conteúdo principal

MULHER ISRAELITA


quarta-feira, 11 de abril de 2012

RECEITA DE MATZOT

Shalom queridas!! Esatmos na metade da semana de Pessach... Em nossa casa não pode falar o prato principal da festa, a Matza. HOje, passe a manha toda fazenso Matzot, segue ai a minha receita que uso todos os anos. Fica muito bom! Chag Sameach!

1/2 xicara de água
1 colher de oleo de oliva
1 pitada de sal
Junte todos os ingredientes e amasse rapidamente. Lembre-se que a partir do momento que voce mistura o trigo com a água, até o completo assamento da matza nao pode ultrapassar 18 minutos.. Entao sugiro que antes de começar a amassar os ingredientes, ja esteja com o forno pré aquecido por pelo menos 30 minuto. o forno deverá estar bem quente!
Dica 1 Não precisa untar a fôrma
Dica 2 Para a massa não fazer bolhas, fure com garfo antes de assar.



Trigo até dar ponto (mais ou menos 1 e 1/2 xicara)

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

KOTEL HA´MAARAVI

SHALOM!

Voces já ouviram a frase: A boca fala daquilo que o coração ta cheio??



Pois é... eu não aguentooooo tenho que falar. Faz dias que meu coração acelerava, todas as vezes que o Mosheby falava: Ta faltando X dias para eu ir pra ISrael etc... e desde a hora que isso se tornou realidade novamente, quando nossa caravana chegou lá e meu esposo falou comigo.. Olha... já estamos no Kikar (kikar é o nome do hotel que normalmente a cavarana da Nova Aliança fica hospedada, na chegada em Israel. é um hotel muito simples... mas eu costumo dizer que é o melhor hotel do mundo..rsrs pois ele esta pertinho da famosa rua Ben Yehuda, e a 20 minutos do kotel) ôooo maravilha!!

Entao... eu não aguento mesmo gente.. eu choro toda hora... fico ligada no site do kotel 24 hs... pra quem quiser acompanhar comigo esse é o link http://neverbesilent.org/en/live-webcam-kotel-western-wall.html Vocês sabem que eu sou viciada em leitura, entao toda hora fico lendo algo... Encontrei esses dias, na nossa sinagoga aqui em curitiba, (enquanto o pessoal estava na festinha de aniversario do rosh Yehuda, eu dei uma escapadinha e sumi... fui pra biblioteca da sinagoga..rsrs) e lá achei uma revista MORASHA de 2006, com uma matéria fantastica sobre o Kotel, uma das frases escritas na materia é a seguinte: ( O zohar ensina que jamais a presença divina abandonará o kotel Ha´maaravi e portanto, este nunca será destruido. Principal ruína do segundo templo de Jerusalém, o muro ocidental se tornou seu símbolo. Expressão da dolorosa saudade do povo judeu por seu santuário. è o local onde a história de nosso povo está viva, sendo suas pedras impregnadas dos anseios e das preces judaicas através dos séculos.) A materia é tão boa, que ocupa 13 paginas da revista.

Uma viagem no tempo, mostrando como o muro era entes da destruição do templo até os tuneis subterraneos, arquedutos, O arco de Wilson e a famosa sala herodiana... Poxa vida... qualquer hora vou dar um jeito de dividir essas informaçoes com voces.

Esses tuneis estão abertos á visita, e tem um lugar no subsolo, bem perto do kotel, que é chamado de (Oposto ao Kodesh Hakodashim) essa é a parte mais próxima ao local onde ficava o Sagrado dos Sagrados. Ainda de acordo com a materia da revista, todo o complexo dos túneis é na realidade um encontro quase que sobrenatural com o templo, sendo este local em particular `o lugar onde os portões da oração estão sempre aberto`. Percebe-se nitidamente a umidade do bloco central do arco, sugerindo aos mais misticos que D´us suavemtente chora, solidário com os que lá oram. .... Fonte Revista Morasha, dez. 2006

Puxa vida.... acho que escrevi demais.... Mas com eu disse... a boca fala daquilo que o coração ta cheio... e meu coração ta cheio de vida, fé, amor, vontade de ser uma pessoa sempre melhor, e como eu não pude estar lá em Yerushalaim dessa vez, tento trazer o kotel até mim, mesmo que seja assim... sonhando com seus muros

Fiquem com D´us, tenham todos um otimo dia!!

quinta-feira, 5 de maio de 2011

12 erros que ACABAM com os cabelos!!



1.Passar condicionador na raiz: o condicionador colabora com o aumento da oleosidade e, como tampa os poros capilares, aumenta a incidência de caspa. "Existem cabelos que possuem raiz oleosa, e o condicionador aumenta ainda a produção de sebo. Já a caspa pode aparecer em casos avançados, já que o condicionador irá fazer o couro cabeludo ficar com excesso de umidade, tampando os poros capilares", explica o cabeleireiro Gennaro Preite.

2.Deixar o condicionador no cabelo: os condicionadores abrem as escamas dos fios. "Assim conseguem penetrar e tratá-los", afirma o cabeleireiro Paulo César Schettini. Mas deixar o produto depois do banho é péssimo, porque as escamas não se fecham, o cabelo fica elástico e acaba se quebrando à toa.

3.Esquecer as hidratações: a hidratação tem a capacidade de dar leveza e nutrir os cabelos, recuperando a maciez, o brilho e o aspecto saudável deles. Em função do grande uso dos produtos químicos (tinturas, alisamentos, relaxamento, entre outros), os fios tendem a ficar danificados. A função da hidratação é de reverter tudo isso. Mesmo os fios oleosos merecem hidratações, feitas com produtos específicos.

4.Lavar os cabelos com água quente: evite a água muito quente, pois ela pode causar irritações no couro cabeludo, estimulando a produção de sebo e favorecendo a oleosidade, o que também inibe o crescimento dos fios. "Varie sempre o xampu e o condicionador e use um xampu de limpeza profunda (uma vez por semana ou a cada 15 dias) para retirar excessos de químicas, sujeira e oleosidade para que o couro respire melhor", explica o cabeleireiro Marcus Corazza.

5.Usar máscara hidratante na praia:não adianta inventar. Para tomar sol, o ideal é passar um creme sem enxágue com proteção solar. E nada mais. "Muitas mulheres acham que, usando uma máscara mais poderosa, estão protegendo o cabelo", diz Paulo César.

Na verdade, elas estão queimando os fios. Esses produtos, além de não formarem uma capa contra os raios ultravioletas, têm um tempo de permanência. Excedê-lo enfraquece os cabelos.

6.Prender os fios molhados: fazer isso uma vez ou outra não tem problema nenhum. Mas achar que vai domar o volume dos fios dando um bom nó em volta deles é assinar um atestado de raiva permanente.

"Manter o couro cabeludo molhado por muito tempo faz juntar fungos e criar caspa, além de enfraquecer a raiz e provocar a queda", afirma Paulo César. Usar um leave-in e evitar o vento enquanto a cabeça não seca são medidas suficientes para evitar o cabelo armado demais.

7.Passar chapinha no cabelo molhado: este é um daqueles pecados sem misericórdia nenhuma. A gravidade é tanta que dá para sentir os efeitos na mesma hora. Os fios são profundamente agredidos. Além de queimados, eles se quebram. "O único jeito de consertar é cortando", alerta Paulo Schettini. Antes de usar a prancha, seque bem os cabelos. Nem úmidos eles podem estar.

8.Usar o secador do jeito errado: procure mantê-lo a 30 centímetros de distância da cabeça e sempre com a temperatura intermediária ou fria, nunca na máxima, para não queimar e danificar os fios. Também evite direcionar o jato quente para a cabeça, isso estimula a oleosidade na raiz e diminui a duração da sua escova.

9.Ficar mais de três meses sem cortar: para muita gente, isso é papo de cabeleireiro. Mas não é, fique certa. A não ser que seu cabelo demore muito para crescer, este é o tempo médio de duração de um corte. Passada essa fase, as pontas começam a abrir e os fios quebram-se com facilidade. Os arrepiados aumentam o volume e os fios fracos começam a cair.

10.Desembaraçar com escovas maleáveis demais: as cerdas moles são de manuseio mais difícil, além de quebrarem os fios. Por isso, os especialistas recomendam um pente com dentes bem largos e firmes ou uma escova do tipo raquete, mais resistente.
Saiba Mais
• Use o cardápio a favor da beleza
• Escova igual à do salão
• Conquiste cabelos de estrela
11.Fazer mais de duas químicas:você precisa escolher os tratamentos que quer aplicar. Relaxamento, coloração, progressiva, luzes... tudo isso junto deixa os fios porosos e fracos demais, arrebentando todas as pontas. "Escolha dois tratamentos, no máximo, e faça hidratações mensais, no mínimo", indica Paulo.

12.Dispensar o leave-in: quem pretende aderir ao look natural, atenção para o alerta da cabeleireira Daniela Rocha: sem xampu, condicionador e cremes leave-in (cremes sem enxágue) não existem cachos bonitos. Isso porque cabelos crespos precisam de mais cuidados, pois as curvas dos fios dificultam que a oleosidade natural presente na raiz chegue até as pontas - assim, elas acabam ficando ressecadas, daí a importância da hidratação. E nada de improvisar, usando o condicionador como se fosse um leave-in. "O enxague é necessário no caso do condicionador. Só assim as cutículas (camada externa) dos fios são fechadas. Do contrário, o cabelo enfraquece, quebrando mais facilmente e aumentando o efeito arrepiado", diz a profissional.


Fonte: www.minhavida.com.br (site sobre saúde, Alimentação e Bem-estar)

sábado, 26 de março de 2011

PURIM 5771

Que maravilha, passar mais um Purim com a família na beit Ponta Grossa, e ainda poder voltar para Curitiba e participar da tarde de atividades na Beit Sede!!

O nosso shabat em Ponta Grossa, contou com a presença dos chaverim de Prudentópolis e Telêmaco Borba - Paraná. Nossos chaverim fizeram a decoração ainda na quinta-feira, prepararam tudo para nao transgredir o shabat...

Durante o shacharit, as crianças fizeram atividades e escutaram a história de Esther, tudo relacionado à Purim, até o lanche foram os famosos Oznei Haman (orelhas de Haman).
Parabéns a todos que se esforçaram e Chag Sameach Purim!




























Eliana em Israel - MAR DA GALILÉIA

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Congresso 2010 - Parte I - Arrumação


Na quarta-feira, ja estavamos montando o Bazar da Sociedade Feminina,
que neste ano se superou em novidades.




Pude contar com a ajuda de mulheres corajosas e inteligentes nesta tarefa... A Ashira e a Inês estavam sempre presente nesta tarefa... Ainda contei com a ajuda de algumas jovens, a Zelinha e a Távita. Em meio a arrumação, a rafaela aguardava tranquilamente no seu bebê conforto, enquanto a mãe dela, Sonia, me ajudava em outras tarefas.... Ufa.... O trabalho estava apenas começando!!! Obrigada pela ajuda!!!

Távita
Rafaela... Linda, Linda de todas!!!


Inês Toniolo

A Inês Toniolo, ajudou muito nos preparativos, mulher de garra, de força, esteve conosco em todos os momentos...

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Shabat Shalom!!


Faz tempo que eu não coloco receitas aqui no meu blog,
mas hoje eu me animei pra colocar a receita das minhas chalot, pois ficaram lindas e deliciosas.
A Chalah, foi o nome dado ao pão trançado especial do Shabat.
Mas vale lembrar que na verdade, chala é a porçao tirada da massa com uma respectiva benção, e depois queimada, para que ninguém possa fazer uso dela.



Mesa preparada, 1 hora antes do pôr-do-sol.


As chalot assando, e a chala queimando!
Pra facilitar, eu ja coloco a porção retirada da massa, para ser queimada ja quando
estou assando as chalot, é muito mais pratico e não faz fumaça na casa.

RECEITA DA CHALAH


4 ovos inteiros,
1 xicara cheia de óleo,
1 lata de leite condensado (leite moça-Nestlé)
1 pitada de sal
1 xícara de leite
----
50 gr. de fermento fresco
4 colheres de açúcar
1 xicara de leite morno
Trigo até dar ponto (+- 1250 gr)

MODO DE FAZER

Misture na vasilha em que você vai amassar as chalot:
o fermento, o açucar e o leite de vaca, o leite deve estar morno, deixe descansar por 15 minutos.
Enquanto isso, bata no liquidificador os outros ingredientes;
os ovos, o leite consensado, o óleo, e mais o leite de vaca.

Agora misture tudo e acrescente o trigo, aos poucos.
É importante não deixar a massa muito dura, 
Amasse bem. Deixe crescer até dobrar de tamanho.

Para trançar as chalot, assista esse vídeo. Vale a pena. Rapidinho você vai aprender.
SHABAT SHALOM!



Projeto Israel

Nesta semana, eu tive a oportunidade de participar de uma feira cultural na escola do Ariel.


Cada sala, deveria representar um país e susa cultura, e a sala do Ariel foi escolhida para representar Israel. Durante alguns dias, a querida professora Rosana, trabalhou e preparou as crianças para esse dia especial. Uma das atividades antes da feira, era que cada aluno deveria confeccionar uma bandeira de Israel usando a criatividade. Prontas as bandeiras a professora montou uma parede com as mesmas, que enfeitaram a sala no dia da feira.


A decoração contou tambem com alguns materiais enviados pelos pais dos alunos, e nisso eu também tive uma boa participação, pois praticamente levei tudo o que eu tinha aqui de casa. rsrsrs Foi muito bom participar e ajudar a professora Rosana a arrumar as mesas.


Os pequenos amigos do Ariel estavam encantados com as novidades, e durante a feira que foi aberta aos pais, o Moshe e eu, aproveitamos para explicar aos pais sobre os materiais.


Bom... parabéns para a direção da escola e para a professora Rosana, que com muita criatividade e carinho conseguiu fazer um ótimo trabalho.




Ariel e seus amigos




Teve até lembrancinha pra quem visitou a sala...

Olha meus candelabros aíiii, meu sidur, meu tudo rsrsrsrsrsrsr


Olha a camisa do Rosh Moshe aí!!!
e a parede com as bandeiras confeccionadas pelas crianças e seus pais.

O Alef-Beit (Alfabeto hebraico)


Professora Rosana





AH!! Já ia esquecendo!! A professora tambem levou uma televisão e nós levamos
um dvd do Avraham Fried, que fivou alegrando o ambiente com suas musicas!!
Se eu me esquecer de Ti Jerusalém, esqueça-se a minha destra da sua destreza.
Apegue-se-me a lingua ao céu da boca, se não me lembrar de ti, se eu não preferir
Jerusalém à minha maior alegria.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Visita a CINA em Socavão - Paraná

No shabat passado, eu tive o privilégio, junto com minha familia e a congregação de Ponta Grossa, de fazer uma visita para os chaverim da cidade de Socavão-PR.
Eu particularmente fiquei muito, mas muito feliz mesmo ao chegar na beit, pois a estrutura lembrava muito a antiga beit que eu congregava, a do Bela Vista. Os chaverim desta localidade estão de parabéns, pois a organização deste evento e o aconchegante ambiente da beit nos deixaram muito a vontade. Passamos um shabat maravilhoso, com um numero de 70 pessoas.
Vejam algumas fotos deste dia que ficará guardado em nossas memórias e no coração!
Fachada da beit (o evento não foi nete local) foi num lugar alugado pelos chaverim


Momentos de bate papo após o almoço


Os chaverim reunidos esperando o início do serviço de Adoração



Dançando muiiiito!


Aqui, algumas chaverot se reuniram para a ultima foto do dia



Foto Oficial do evento.



Consegui tirar uma foto com meu lindo filho Abel... e o Ariel?? hummm
estava correndo por lá... hehehe

Rosh Hashana - Parte 2

Agora vocês verão momentos de descontração e confraternização
durante a festa de Rosh Hashana na beit PG.
A todos, desejo um Ano Novo maravilhoso!! Feliz 5771
Shimon e Rosh Moshê


Shimon e eu... essa foi de surpresa.. até que ficou boa kkkk



Parabens a essas chaverot que ajudaram a organizar a festa!


Nilciane e suas filhas, Maria Eduarda e Elohana


A decoração combinou com meu snood..hehehe




Essa sim é boa enh!!
O rosh Moshê que não é muito fâ de abraços, fez questão de abraçar o
Shimon e o chaver Amauri... É só Alegria..!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GLOSSARY - HEBREW ENGLISH

© Copyright 2002 ARTISTS FOR ISRAEL INTERNATIONAL. All rights reserved. abaddon (destruction) abirei lev (stubborn of heart) ach ahuv (a beloved brother [in Moshiach]) ach'av mashtin b'kir (him that urinates against the wall, i.e. all males) Ach'av (Ahab, King Ahab of Israel) ach (brother) achad asar (Eleven, the Eleven) achai (my brethren) acharei (after) acharim (end-times things) acharit hashanim (future years) acharit hayamim (last days, [Messianic] latter days) acharit shanah (end of the year) acharit yam (the extreme end of the sea) acharit (future, end, last, final outcome, latter end, i.e., future destruction) acharon (afterward, in the future, last) acharonim (last ones) achavah (brotherhood) achayot, akhayot (sisters) Achazyahu (Ahaziah of Judah) achdus (union, unity) achdut of yichudim (unity/ harmony of unifications) achdut (unity) achei Yosef asarah (Yosef's ten brothers) achei Yosef(the brothers of Yosef) acheicha (thy brethren) acheinu (our

Gematria - Tabela

PÁGINA PRINCIPAL                         TOC  para trabalhos em Desenvolvimento Hebrew Gematria por Bill Heidrick Copyright © por Bill Heidrick Instruções:  Para ir para entradas em um valor particular, selecione o link sobre esse valor. Blanks onde os números seriam indicam há entradas ainda para esse número. Um fundo escuro indica que as entradas são apenas referals para palavras e frases usando valores finais em letras. Intro 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162

PROCURE AQUI SEU SOBRENOME JUDAICO

Muitos Brasileiros são Descendentes de Judeus Você sabia que muitos Brasileiros são Descendentes de Judeus?   Por Marcelo M. Guimarães    Um povo para ser destacado dentre as nações precisa conhecer sua identidade, buscando profundamente suas raízes. Os povos formadores do tronco racial do Brasil são perfeitamente conhecidos, como: o índio, o negro e o branco, destacando o elemento português, nosso colonizador. Mas, quem foram estes brancos portugueses? Pôr que eles vieram colonizar o Brasil ? Viriam eles atraídos só pelas riquezas e Maravilhas da terra Pau-Brasil ? A grande verdade é que muitos historiadores do Brasil colonial ocultaram uma casta étnica que havia em Portugal denominada por cristãos-novos, ou seja, os Judeus ! Pôr que ?   (responder esta pergunta poderia ser objeto de um outro artigo).  Em 1499, já quase não havia mais judeus em Portugal, pois estes agora tinham uma outra denominação: eram os cristãos-novos. Eles eram proibidos de deixar o país, a fim