| A importância de um nome judaico refere-se àquela parte de nós que verdadeiramente define a identidade judaica: a alma judaica. Um nome judaico é o seu chamado espiritual, um título que reflete seus traços particulares de caráter e os dons concedidos por D’us.
O fato de que o nome da pessoa representa sua força vital é insinuado pela palavra neshamá (alma), cujas duas letras intermediárias formam a palavra shem (nome). As letras do nome de uma pessoa são como o cano através do qual a vida é levada ao corpo. Portanto, a palavra shem,nome, tem o mesmo valor numérico que tzinor, cano.
Nomear um recém-nascido judeu é uma tarefa sagrada, parte do ciclo de vida da religião judaica. Um menino recebe o nome durante a cerimônia do brit milá, quando entra no pacto de Avraham Avinu; uma menina é nomeada logo após seu nascimento, na primeira oportunidade em que a Torá será lida. Seu pai então é chamado na Torá e nesta oportunidade anuncia seu nome judaico.
Ao escolher um nome para a criança recém-nascida, os pais passam em revista os nomes de seus entes queridos. Isso se baseia no preceito da Torá de que o nome do falecido não deve ser apagado de Israel. Ocasionalmente, uma criança recebe o nome de algum erudito de Torá, ou do maior tsadic da geração, cuja vida foi consagrada à Torá; ou então uma menina recebe o nome de mulheres sábias e grandiosas da Torá, cuja vida serviu como inspiração a todos.
Quando a criança recebe o nome de um parente falecido – segundo o costume askenazi – cumpre também a mitsvá de honrar pai e mãe. Esta mitsvá é obrigatória não somente durante a vida deles, como também depois de sua morte. É uma grande satisfação para a alma, e proporciona prazer às almas dos parentes falecidos, quando os descendentes recebem seus nomes. A Cabalá afirma que os pais recebem inspiração Divina ao escolher um nome para seu filho. Onome é registrado como pertencendo para sempre a esta criança. É por este nome que o menino será chamado à Torá quando chegar a seu bar mitsvá, aos treze anos; quando chegar à vida adulta e ao casamento, seu nome aparecerá na ketubá; este nome é mencionado na prece E-l malei rachamim oferecida em benefício da alma após 120 anos. Assim, o nome judaico acompanha o judeu por toda a vida e em todas as ocasiões.
Classificação de nomes judaicos
Os nomes judaicos podem ser classificados em diferentes categorias:
1 – Nomes bíblicos – nomes mencionados nos Cinco Livros da Torá, nos Profetas, ou nas Sagradas Escrituras.
2 – Nomes talmúdicos – nomes originalmente encontrados no Talmud e Midrashim.
3 – Nomes encontrados na natureza – no mundo animal, alguns dos quais aparecem nas Escrituras, tais como Chava, Rachel, Devorah, Tziporah, Yonah, etc. Há também nomes do reino animal não mencionados nas Escrituras como nomes de pessoas, tais como Aryrh, Zev, Tzvi; taisnomes originaram-se com as bênçãos de Yaacov e Moshê, que aplicaram os nomes de diversas coisas vivas às tribos de Israel.
4 – Nomes encontrados na Natureza – no mundo vegetal, alguns dos quais aparecem nas Escrituras, como Tamar, etc. Outros nomes desse tipo são Shoshana, Alon, Oren, Oranah, Aviva, etc.
5 – Nomes que incluem o Nome de D’us dentro deles, e nomes que expressam agradecimentos a D’us.
6 – Nomes de Anjos, que foram adotados como nomes humanos:Gabriel, Rafael, etc.
7 – Nomes secundários, que ocorrem em conjunto com o nome principal, embora ocasionalmente estejam sozinhos.
Como faço para dar ou receber um nome hebraico?
1 – Além de sua escolha Geralmente, seu nome hebraico é aplicado a você por ocasião de seu nascimento ou pouco depois, escolhido por seus pais, que o nomeiam em homenagem a um ente querido falecido, geralmente um antepassado (costume ashkenazi) ou a um ente querido, como avós, ainda vivos, como forma de homenageá-los (costume sefaradi). Ou, caso eles não tenham ninguém para homenagear, talvez você receba um nome hebraico da preferência deles. Portanto na verdade você não poderá escolher seu próprio nome, a menos que não tenha recebido um até a idade adulta.
2 – Por sua escolha Se você não recebeu um nome hebraico até a idade adulta, ou seja, seus pais não lhe fizeram um brit (caso seja menino) ou não lhe deram um nome na primeira oportunidade em que foi lida a Torá logo após seu nascimento (se for menina), você pode selecionar qualquer nome hebraico normal que lhe agrade.
3 – Opções de conversão Um terceiro nome hebraico alternativo é quando um não-judeu se converte ao Judaísmo. O convertido pode escolher qualquer nome hebraico, geralmente há escolha algo foneticamente semelhante ao nome existente: John talvez se torne Yonatan (hebraico para Jonathan), Mary pode se tornar Miriam.
Situações especiaisUm menino que já nasceu circuncidado é nomeado no hatafas dam bris, na presença de um minyan. Caso não haja um quórum de dez homens, poderá ser nomeado na presença de dois.
Se uma criança nasceu, e é necessário rezar pela sua saúde, seu nome poderá ser dado imediatamente, para que possam rezar em seu nome. Costuma-se apenas dar o nome neste caso, sem no entanto torná-lo público até o brit milá.
Quando uma pessoa se encontra em situação de risco, como uma grave doença ou problemas de saúde, D’us não o permita, costuma-se acrescentar outro nome ao seu nome judaico original. Desta forma pode-se alterar seu mazal, sorte e destino, e rezar pelo seu pronto restabelecimento e cura.
Importância vital
O nome pelo qual a pessoa é chamada é o recipiente que contém a força vital condensada inerente nas letras do nome. Como disse o Eterno aos Anjos: "A sabedoria de Adam é maior que a sua", pois ele entendeu a fonte suprema de cada ser criado, e segundo este Ele o chamou por seus nomes. Portanto, descobrimos que quando desejamos reviver alguém que desmaiou, chamamos seu nome. Ao chamar seu nome, despertamos a força vital em sua fonte, e atraímos vitalidade para o corpo. Similarmente, se alguém está adormecido, nós o chamamos por seunome.
Ao falecer, quando a alma parte do corpo e chega perante a Corte Celestial, não lhe é perguntado: "Qual é seu nome hebraico" A pergunta feita é simplesmente: "Qual é seu nome?" Porque seunome verdadeiro, sua essência, está contida em seu nome hebraico.
Atualmente, o maior problema para o povo judeu é a assimilação e a ignorância. Embora seja um grande problema, existem pequenas coisas que podemos fazer para lutar contra isso. Podemos assistir uma aula de Torá uma vez por semana ou por mês. Podemos celebrar o Shabat. E podemos usar nossos nomes hebraicos. Quando os usamos, lembramo-nos constantemente de quem somos, fortificando assim nossa identidade judaica e automaticamente lutamos contra a assimilação. Parafraseando Neil Armstrong, talvez seja um pequeno passo para um judeu, mas um salto gigante para o Judaísmo!
Devemos nos inspirar no exemplo fornecido por nosso povo na saída do Egito; não se assimilaram. Este fato deveu-se a três fatores fundamentais que fizeram questão de conservar: o modo de se vestirem, a língua (hebraico) e o nome (judaico). Quanto ao último, disseram nossos Sábios: (Bamidbar Rabah 20:22) "Nossos antepassados mereceram ser redimidos do Egito porque não mudaram seus nomes." Devido a estes cuidados tiveram o mérito de serem redimidos e conduzidos à outorga da Torá no Monte Sinai.
Que possamos através de nossas boas ações e utilização destas mesmas "vestimentas" que nos conectam à nossa essência, sermos merecedores de presenciar a recompensa neste mundo: uma época sem guerras, onde a paz verdadeira será restabelecida e o conhecimento de D’us transbordará no mundo inteiro. Enquanto aguardamos, continuaremos colocando nomes judaicos em nossos filhos e, nossos filhos em nossos netos. Clique aqui para obter algumas sugestões. Nomes judaicos masculinos Nomes judaicos femininos
Leia também a incrível história deEsther Malka
|
| | | |
|
|
| |
| Nomes Judaicos Masculinos |
|
| |
| A
Aharon, Aaron Aaron era o irmão três anos mais velho que Moshê. Na corte do faraó, ele foi o porta-voz de seu povo, e ao mesmo tempo líder do sacerdócio, o primeiro Cohen Gadol.
Abba Do radical árabe ou sírio, significa "Pai" e tem a conotação de governante ou líder. O nome era usado comumente entre os eruditos do Talmud.
Abbe, Abbey, Abby Formas abreviadas de Abba ou Abbot. Estes nomes são também usados como formas femininas, geralmente diminutivo de Abigail. Também são usados como formas do nome Abiel.
Abel Se tomado como cognato do assírio abalu, o significado é campina, e significa fecundidade. Na Torá o significado hebraico é "sopro". Abel era o irmão de Caim, filho de Adam e Eva.
Abiel, Aviel Do hebraico, significando "D’us é meu Pai". Aviel é uma variante.
Abner De origem hebraica, significa "a vela do pai". Tem a conotação de defensor (do nome do pai) ou luz e esplendor. Na Torá, Abner ben ner foi o tio do Rei Saul e comandante de seu exército.
Absalom Do hebraico, significa "o pai da paz". Absalom foi o terceiro filho do Rei David.
Adam Na narrativa bíblica, Adam é o nome do primeiro homem. Diversos significados lhe são atribuídos, porém o mais comum é "terra". Adam não era usado entre os judeus até recentemente.
Akiba, Akiva Famoso erudito e professor do século I. De origem hebraica, similar ao nome Jacob, e interpretado como significando "suplantar, preso pelo calcanhar, ou proteger".
Alan, Allan, Allen, Allyn Numa pesquisa feita em 1945, Alan era muito popular como primeiro nome, e o mais usado como segundo nome em meninos. A origem exata é duvidosa, mas geralmente é tirado do celta, significando "harmonia, paz", ou do gaélico, significando "bonito, de boa aparência".
Alex, Alexandre Alex é a forma abreviada de Alexandre, que significa "protetor de homens". Segundo a lenda, quando Alexandre o Grande, da Macedônia (356-323 AEC) entrou na Palestina, todos os meninos judeus nascidos naquele ano receberam o nome de Alexandre em sua honra.
Alon Do hebraico, significa "carvalho".
Ami Do hebraico, significa "meu povo".
Amnon Nome popular em israel, significa "fiel". Amnon foi o filho mais velho do Rei David.
Amram Pai de Moshê. Extraído do radical hebraico, significa "uma nação poderosa", ao passo que em árabe significa "vive, vida".
Ari, Arie Uma forma hebraica de Aryay, que significa "leão", e tem a conotação de força.
Aryeh Do hebraico, e significa "leão" tendo a conotação de força. Aryeh era um dos oficiais no exército de Pekach. O nome Benroy pode ser uma corruptela de Ben (filho de) Aryeh.
Asher Do inglês antigo, significando "abençoado, afortunado ou feliz". Asher, o filho de Zilpah, foi um dos doze filhos de Yaacov e líder de uma das tribos.
Avi Do hebraico, significando "pai". Abba é a forma popular em aramaico.
Avigdor Do hebraico, significando "pai protetor".
Avital Do hebraico, significando "pai do orvalho". Usado como nome masculino e feminino em Israel.
Avner Uma variante de Abner, que significa "pai da luz". Abner era o primo do Rei Saul e general de seu exército.
Avraham, Abraham, Abrão, Avrum Uma variante de Abram, que é a forma abreviada de Abraham. Avraham foi o primeiro judeu. Era chamado de hebreu porque vinha do "outro lado" (eber) do Eufrates. O nome original era Avram, que significa "pai exaltado". Mais tarde foi mudado para Avraham, que significa "pai de uma nação poderosa", ou "pai de uma multidão". A letra hebraica "H", que é o símbolo para D’us, foi adicionada (tornando Avram em Avraham) por causa da aceitação de um único D’us por Avraham.
B
Baruch Do hebraico, significando "abençoado", e tendo a conotação de afortunado, feliz. Na Torá, Baruch era o filho e secretário do Profeta Yirmyahu.
Barzilai Do hebraico, significando "homem de ferro", e tendo a conotação de força.
Ben Do hebraico, significa "filho". Usado ocasionalmente como nome independente, mas com maior freqüência é o diminutivo de Benjamim.
Ben-Ami Do hebraico, significando "filho de meu povo".
Benjamin Do hebraico, significando "filho de minha mão direita", com a conotação de força. Benjamin era o mais jovem dos doze filhos de Yaacov na Torá.
Benzecry Uma corruptela da forma patronímica (referente à linhagem), significando "o filho de Zecariah".
Ben Zion, Benzi Do hebraico, significando "filho excelente" ou "muito bom".
Berger Uma variante de Burgess.
Boaz Do hebraico, significando "força e rapidez". Bisavô do Rei David e marido de Ruth.
Boris Do eslavo, significando "guerreiro que luta".
Brand Do anglo-saxão, significando "corvo" ou "espada", com a conotação de força ou guerreiro.
C
Caleb Vários significados lhe são atribuídos: "coração" ou "um cão" do hebraico. "Sacerdotal, oficial, um mensageiro", do assírio. "Destemido, bravo" do árabe. Espião enviado a Canaã por Moshê.
Chaim, Chai Do hebraico, significando "vida". Entre os judeus, é freqüentemente dado a alguém que esteja gravemente enfermo, na esperança de que lhe seja concedida a continuação da vida.
Chanan Graça
D
Dan Dan foi um dos doze filhos de Yaacov, e o nome de uma das tribos de Israel. Dan é derivado do hebraico, significa "ele julgou".
Dani Um nome israelense moderno, derivado de Dan; significa "meu juiz".
Daniel Do hebraico, significando "D’us é meu juiz". Daniel foi uma figura famosa na Torá durante o período do exílio babilônico e famoso por ter escapado da toca do leão. Dan e Danny são formas diminutivas populares.
David O Rei David foi um personagem querido na história bíblica. Embora o nome fosse comumente usado por muitos séculos depois de seu tempo, não há um rabino sequer no Talmud que se chamasse David. Atualmente, está entre os nomes mais populares para meninos. David vem do hebraico, e significa "amado".
Doran Presente
Dotan Lei. Lugar em Israel
Dov Do hebraico, significando "um urso", e derivado de um radical árabe que significa "caminhar suavemente, a passeio".
Dror Liberdade. Pássaro
Dvir Lugar Sagrado no Templo
E
Efraim, Efrem Um dos filhos de Yossef na narrativa bíblica. Nome hebraico significando "frutífero".
Efrat Do hebraico, significando "honrado, homenageado". Membro da tribo de Efraim.
Elad Da Tribo de Efraim
Elazar Filho de Aharon na narrativa bíblica e um dos nomes bíblicos mais usados no Talmud.
Eli, Ely Do hebraico, significando "ascender, elevar-se, ofertar", tendo a conotação de altura, grandeza e proeminência. É também uma forma abreviada de Elijah ou Elisha. Na Torá, Eli (pronunciado Aylee) era um sumo sacerdote e o último dos Juízes nos dias de Samuel. Eli (pronunciado Eelai) foi também o nome de um dos guarda-costas de David.
Elias A forma grega de Elijah ou Elisha,
Eliezer Do hebraico, significando "meu D’us ajudou". Eliezer aparece muitas vezes na Torá. Um Eliezer foi administrador de Avraham, outro foi um filho de Moshê, e um terceiro, um profeta na época de Jehoshaphat.
Elijah Do hebraico, significando "o Eterno é meu D’us". O nome de um dos primeiros e mais famosos dos profetas hebreus, que viveu durante o reinado de Ahab and Jezebel.
Elisha Do hebraico, significando "D’us é minha salvação". O Profeta Elisha foi aluno e sucessor de Elijah.
Enoch Do hebraico, significando "educado ou dedicado". Enoch foi o filho de Caim, nascido depois que este matou Abel.
Ephraim Uma grafia alternativa para Efraim.
Ezekiel Do hebraico, significando "D’us fortalecerá". Um dos profetas bíblicos mais conhecidos na época do final do Primeiro Templo (6º século AEC).
Ezra, Ezri Do hebraico, significando "ajuda". Ezra foi um líder dos judeus depois da destruição do Primeiro Templo. Os Iemenitas, é notório, jamais dão o nome de Ezra a seus filhos. Eles alegam que quando Ezra tirou os judeus da Babilônia, não levou os Iemenitas junto. Ezri é mencionado no Livro das Crônicas.
G
Gabriel Do hebraico, significando "D’us é minha força". Gabriel foi o anjo visto por Daniel em uma visão. Gabe e Gabby são formas abreviadas populares.
Gad Do hebraico e árabe, significando "feliz, afortunado" ou "um soldado, um guerreiro". Um dos filhos de Yaacov.
Gal Onda
Gamaliel, Gamliel Do hebraico, significando "D’us é minha recompensa", e tendo a conotação de bênção.
Gedalia, Gedaliah, Gedaliahu Do hebraico, significando "D’us é grande". Na Torá, Gedaliah foi o governador da Judéia, designado por Nabucodonosor.
Gidon (Gideon) Guerreiro e Herói
Gil Júbilo
Gilad Júbilo interminável. Nome de uma montanha
Guy Vale
H
Haim, Haym Formas de Chaim, significando "vida".
Hanan Do hebraico, significando "graça, gracioso".
Haskel, Haskell Provavelmente uma corruptela da forma yidish Ezekiel, significando "força".
Hersch, Hersh Do yidish, significando "um cervo", e tendo a conotação de ligeireza. Hirsch, Hirsh, Herzel, Heschel e Heshel são variantes.
Hillel Do hebraico, significando "elogiado ou famoso". Embora o nome apareça como o pai de um juiz judeu, não se tornou popular até ser usado pelo renomado erudito judeu que nasceu na Babilônia cerca de 75 AEC, e que fundou uma notável academia.
Hod Membro da tribo de Asher. Também significa "esplendor"
I
Idan Era, período histórico
Ilan Árvore
Isaac Do hebraico, significando "ele rirá". Isaac, o segundo dos três Patriarcas, é um dos nomes mais usados no Talmud.
Isaiah Do hebraico, significando "D’us é salvação", tem a conotação de ajudante. Um dos mais famosos dos profetas hebreus, ele profetizava em Jerusalém, de 740-701 AEC. Isa é uma forma diminutiva.
Ishmael Do hebraico, significando "D’us ouvirá".
Israel O último nome dado a Yaacov, o terceiro dos três patriarcas. Do hebraico, significando "príncipe de D’us" ou "lutou com D’us", tendo a conotação de lutador ou governante.
Issachar Na Torá, Issachar foi o filho de Yaacov e Leah. Foi o líder de uma das doze tribos de Israel. Derivado do hebraico, significa "há uma recompensa".
Itai Um dos guerreiros de David. Também significa "amigável"
Itamar Do hebraico, significando "ilha de palmeira", com a conotação de "retidão, graça". Filho de Aharon
J
Jack, Jackie Formas diminutivas de Jacob. Veja Jacob para uma explicação completa.
Jacob Do hebraico, significando "seguro pelo calcanhar, substituto, ou protegido". O terceiro dos três patriarcas e pai dos doze filhos que foram os fundadores das tribos de Israel. O Livro de Bereshit descreve o encontro de Yaacov com um anjo e como ele recebeu o nome Israel, em complemento a seu nome original.
Jacques A forma francesa de Jacob. James A forma inglesa do hebraico Jacob, significando "seguro pelo calcanhar, substituto, ou protegido". Jim, Jimmie, Jimmy e Jamie são formas populares abreviadas.
Jeremiah, Jeremias, Jeremy Do hebraico, significando "D’us afrouxará (os vínculos)" ou "D’us elevará". Jeremiah é um dos seis profetas hebreus cujo nome é mencionado como um nome pessoal no Talmud. Pertenceu a uma família de sacerdotes que morava perto de Jerusalém e começou a profetizar em 625 AEC.
Job Do hebraico, significando "odiado e oprimido". Job é famoso por sua paciência e fé em D’us.
Jochanan, Johanan Do hebraico, significando "D’us é generoso, misericordioso." Jochanan era extremamente popular nos tempos talmúdicos. Mais de 52 pessoas no Talmud são chamadas Jochanan.
Joel Do hebraico, significando "D’us está querendo". Joel foi um dos doze Profetas Menores cujas obras estão incluídas na Torá.
Jonathan Do hebraico, significando "D’us deu", ou "presente de D’us". O primeiro Jonathan na história foi o filho do Rei Saul, A amizade de Jonathan com David é uma das histórias mais comoventes na Torá. Joseph Do hebraico, significando "Ele (D’us) acrescentará ou aumentará". Joseph era o filho de Jacob na Torá. Quase 25% do Livro de Bereshit é devotado à história de sua vida.
Josh Apelido de Joshua.
Joshua Do hebraico, significando "o Senhor é minha salvação". Joshua na Torá foi o sucessor de Moshê, e levou os Filhos de Israel até a Terra Prometida. Seu nome original era Hoshea. O prefixo Yah foi acrescentado mais tarde por Moshê.
Judah Judah está entre os nomes bíblicos mais usados no Talmud. O nome aparece pela primeira vez no Livro de Bereshit, onde Judah é o quarto filho de Jacob. É derivado do hebraico, e significa "louvor".
K
Kaufman Do alemão, e significa "um comprador", e tem a conotação de proprietário, ou propriedade.
Kedem Do hebraico, significando "velho, antigo" ou "vindo do leste".
Kenneth Do celta e do escocês, significando "gracioso, atraente".
L
Lavi Do hebraico, significando "um leão".
Lazar, Lazarus Formas gregas dos nomes bíblicos hebraicos Elazar e Eliezer.
Leib, Leibel Nomes yidish de origem germânica, significando "leão".
Leo, Leon Leon é derivado do grego, significando "leão" ou "da natureza do leão", e tem a conotação de força. Leo é a forma latina.
Lev Do hebraico, significando "um coração", ou então do yidish, significando "um leão".
Levi Do hebraico, significando "reunido a", ou "atendente de" com a conotação de devoção, amizade. Levi na Torá era o terceiro dos doze filhos de Yaacov. Sua mãe era Leah. Os descendentes de Levi eram os sacerdotes e levitas que serviam no Templo de Jerusalém.
Lior Eu tenho luz
Lipman Uma corruptela de Liebman, do alemão, significando "amante do homem".
Liron Eu tenho júbilo
M
Maimon, Maimun Do árabe, significando "sorte, boa sorte". A personalidade mais famosa com este nome foi Moses ben Maimon (também chamado Maimônides), um filósofo judeu que viveu de 1135 a 1204. Maimun é uma variante.
Malachai, Malachi Do hebraico, significando "meu mensageiro, ministro, ou meu servo." Malachai foi o último dos profetas hebreus. Seu período de atividade mais intensa foi 460-450 AEC).
Matatias Do hebraico, significando "presente de D’us". O primeiro Matatias foi um patriota e sacerdote judeu que morreu cerca de 167 AEC. Foi o pai dos cinco famosos irmãos hasmoneanos, dos quais o mais famoso é Judah, o Macabeu.
Mayer Ou do hebraico, com o significado de "aquele que brilha, reluz", ou então do alemão, com o significado de capataz, fazendeiro".
Meir, Meiri Do hebraico, significando "aquele que brilha ou reluz".
Menachem, Menahem Do hebraico, significando "aquele que conforta". A forma helenizada de Menachem durante o Período Grego era Menelaus. Este foi usado principalmente por judeus das camadas superiores da sociedade, incluindo os Sumos Sacerdotes. No Judaísmo italiano, era comum traduzir Menachem em Tranquilus. Durante a Idade Média, era costume dar-se o nome de Menachem aos meninos nascidos no 9º dia do mês judaico de Av (um dia de luto nacional pelo Templo).
Menasseh, Menashe Do hebraico, significando "faz esquecer". Na Torá, Menasse, ou Manasse, foi o filho mais velho de Yossef. Seu irmão era Efraim.
Mendel Deriva do latim, significando "da mente", ou então é uma variante yidish de Menachem.
Meyer, Myer Variante da grafia de Meir.
Micah Do hebraico, significando "que é como D’us". É uma variante abreviada de Michael, e tem o mesmo significado.
Michael Do hebraico, significando "que é como D’us". Anjo e mensageiro de D’us Micah é uma forma abreviada derivada de Michael, que aparece no começo da Torá, em Bamidbar, como membro da tribo de Asher.
Moe, Moise Moe é o diminutivo de Moses, e Moise é a forma francesa e italiana de Moses.
Mordecai, Mordechai Derivado do persa, significa "guerreiro". Primo da Rainha Ester.
Moses, Moshê O nome da mais notável figura bíblica, que tirou os Filhos de Israel do Egito, após séculos de cativeiro. Líder do povo judeu. O nome deriva do hebraico, significando "extraído ou salvo (da água)", ou do egípcio, significando "filho, criança".
N
Nadav Doador
Naftali, Naphtali Do hebraico, significando "lutar". Na Torá, Naftali foi o sexto filho de Yaacov, o segundo com sua esposa Bilhah.
Nathan Do hebraico, significando "ele deu", e sugerindo um presente de D’us. Nathan foi o profeta na Torá durante os séculos 11 e 12 AEC, que pronunciou que a dinastia do Rei David seria perpetuamente estabelecida, mas ao mesmo tempo ele admoestou David por seu tratamento injusto a Uriah, o Hitita.
Nathaniel Do hebraico, significando "um presente de D’us". O nome aparece muitas vezes na Torá. Um Nathaniel foi o quarto filho de Jesse, irmão de David.
Negev Do hebraico, significando "sul, do sul".
Nehemiah Do hebraico, significando "confortado do Senhor". Durante o séc. V AEC, Nehemiah, contemporâneo de Ezra na Torá, foi Governador de Judah. Tinha trabalhado anteriormente como copeiro do Rei da Pérsia, Artaxerxes I.
Nir Campo
Nissan Do hebraico, significando "vôo" ou "padrão, emblema". Nissan é o nome do mês hebraico no qual ocorre a festa de Pêssach.
Nissim Do hebraico, significando "sinais ou milagres". Deriva do mesmo radical hebraico de Nissan.
Nitzan Companheiro
Noah Do hebraico, significando "repouso, paz e tranqüilidade". Na Torá, Noah foi o personagem principal do episódio do Dilúvio.
Noam Do hebraico, significando "doçura ou amizade".
O
Omri — Rei de Israel
Obadiah Do hebraico, significando "servo de D’us". Na Torá, Obadiah foi o quarto dos doze profetas menores. Viveu no 6º século AEC. O Livro de Obadiah na Torá consiste de um só capítulo.
Ofer Cervo
Oren Do hebraico, significando "uma árvore (cedro ou pinheiro)." Na Torá, Oren foi um descendente de Yehudá.
Oz Força
P
Paz De ouro
Peretz, Perez Do hebraico, significando "irromper".
Pêssach Do hebraico, significando "passar ou saltar por cima". É o nome hebraico usado na Torá para os dias festivos de Pêssach, o feriado da liberdade, comemorando o éxodo do Egito e o salvamento dos primogênitos israelitas durante a última das Dez Pragas.
Pinchás, Phineas Do egípcio, significando "negro, de pele escura". Na Torá, Pinchás foi um sacerdote, neto de Aharon.
Pinchás, Pincus, Pinkas Pinchás e suas variantes são as formas originais de Phineas, encontrado na Torá em hebraico.
R
Rafael Do hebraico, significando "D’us curou". Rafael foi o arcanjo e mensageiro Divino mencionado nos livros apócrifos de Enoch e Tobit, embora o nome apareça na Torá como um dos Levitas.
Ram Altura
Ravid Ornamento
Raviv Chuva, orvalho
Raz, Razi, Raziel Nomes populares em Israel, derivados do aramaico, e significam "segredo, meu segredo, ou segredo do Senhor."
Reuven, Reuben Do hebraico, significando "veja — um filho!" Na Torá, Reuven foi o primeiro filho de Yaacov e Leah.
Roi Meu pastor
Ron, Ronel, Roni, Ronli Formas variantes derivadas do hebraico, significando "júbilo ou canção".
S
Saadiah, Saadyah Do hebraico, significando, "ajudante de D’us", e tendo a conotação de proteção. Saadiah ben Joseph foi um famoso erudito judeu nascido no Egito, que viveu de 882 a 942.
Samson, Sampson, Shimshon Do hebraico, significando "sol". Na Torá, Samson foi um juiz israelita da tribo de Dan. Era famoso por sua força e coragem, e teve sucesso na luta contra os filisteus, até que foi traído por Delilah. Na literatura, Samson tornou-se um sinônimo para "homem forte".
Samuel Famosa figura bíblica que viveu durante o século 11 AEC. Foi o profeta e juiz em Israel que ungiu Shaul como o primeiro rei. O nome deriva de um radical hebraico, e tem sido interpretado como significando tanto 'Seu nome é D’us", como "D’us ouviu", ou "D’us ungiu ou dedicou."
Saul Do hebraico, significando "pedido ou emprestado". Na Torá, Saul foi o primeiro rei a reinar sobre Israel (11º século AEC). Era o filho de Kish, da tribo de Benjamin. Samuel, o Profeta, ungiu-o rei somente por causa do clamor do populacho, e apesar de seu próprio melhor critério.
Set, Seth Filho de Adam
Shalom, Shlomo, Sholom Nomes independentes com um radical comum. Do hebraico, significando "paz". Shlomo é o nomehebraico correspondente a Salomão.
Shamir Do hebraico, significando "uma substância muito dura, como pedra", capaz de cortar o metal. Há uma referência a ele no Livro de Ezekiel. Segundo a lenda talmúdica, foi criado na véspera do Shabat, ao anoitecer.
Shammai Erudito palestino do primeiro século e líder que fundou uma importante escola de pensamento. Do hebraico e aramaico, significando "nome", e tendo a conotação de reputação.
Shapir Do aramaico, significando "belo". O sobrenome Shapiro é derivado deste nome pessoal.
Shai Presente
Shalom Paz
Shaul (Saul) Primeiro Rei de Israel (veja Saul).
Shelomi, Shelomo Formas variantes de Shlomo, que é a forma hebraica de Solomon.
Shem Do hebraico, significando "nome", e tendo a conotação de "boa reputação". Na Torá, Shem foi o mais velho dos três filhos de Nôach.
Sheraga, Shraga, Sheragai, Shragai Estes nomes são formas variantes derivadas do aramaico, e significam "luz". Em yidish, o nomehíbrido Shraga-Feivel é comumente usado.
Shimon A forma hebraica de Simon ou Simeon. Filho de Yaacov
Shmuel, Samuel Profeta e Juiz. Significa também "D’us ouviu"
Shneur Nome yidish, derivado do latim, Senior, que significa "o idoso".
Simcha, Simha Do hebraico, significando "júbilo", ou "ocasião feliz".
Simeon, Simon Do hebraico, significando "ouvir" ou :ser ouvido". Na Torá, Simeon foi o segundo filho de Yaacov e Leah.
Sivan Sivan é o nono mês depois do Ano Novo Judaico, correspondendo a maio-junho. No Zodíaco, seu signo é Gêmeos.
T
Tal Do hebraico, significando "orvalho ou chuva".
Tamir Alto
Tom Honesto
Tomer Árvore
Tzevi, Tzvi Do hebraico, significando "um cervo".
U
Uri, Uriah, Uriel Todos são nomes independentes, mas têm um radical comum — do hebraico, significando "luz". Uri significa "minha luz". Uriah e Uriel significam "D’us é minha luz". Uriah, o Hitita da Torá, foi um dos guerreiros de David cuja esposa, Bathsheba, mais tarde tornou-se esposa de David. Uriel, segundo uma antiga lenda judaica, era um dos quatro anjos que ministravam na Presença de D’us.
Y
Yaacov, Yaakov A forma hebraica de Jacob. Filho de Yitschac.
Yashar, Yesher Do hebraico, significando "íntegro, honesto". Yesher é um nome bíblico, o filho de Caleb.
Yehoshua (Joshua) Sucedeu Moshê como líder
Yehuda, Yehudah Do hebraico, significando "louvor". A forma inglesa exata é Judah. Judah foi o quarto filho de Yaacov e Leah, e fundador de uma das doze tribos.
Yeshurun Um nome poético usado na Torá para designar a nação hebraica. Yeshurun significa "aquele que é íntegro".
Yigal Do hebraico, significando "ele redimirá". O nome aparece diversas vezes na Torá. Igal é uma variante.
Yitschac (Isaac) Filho de Avraham. Significa também "riso"
Yoel O nome hebraico do Profeta Joel, e significa 'D’us está querendo".
Yonah (Jonah) Profeta. Significa também "pomba"
Yonatan (Jonathan) Filho de Saul e amigo de David. Significa também "D’us doou"
Yossef (Joseph) Filho de Yaacov e Rachel
Yair Ele brilhará
Yakir Precioso
Yaron Ele cantará
Yigal Ele redimirá
Z
Zachariah (Zachary), Zecharia Do hebraico, significando "a memória, ou lembrança do Eterno". Zachariah e Zachary são formas variantes de Zechariah. O mais famoso Zechariah foi o profeta que viveu na primeira metade do 6º século AEC, durante o período de retorno dos exílios babilônicos. Outro Zechariah foi o Rei de Israel, filho de Jeroboam o Segundo, no século 8º AEC. Profeta. Significa também "Lembrando D’us"
Zamir Canção
Zak Forma abreviada de Isaac, ou então apelido de Zechariah e Zachary.
Zebulun, Zevulun Do hebraico, significando "exaltar, honrar", ou "uma casa elevada". Na Torá, Zebulun era o sexto filho de Yaacov e Leah.
Zev, Zevi, Zeviel Formas variantes do nome hebraico Tzvee, que significa "um cervo". Zev também possui o significado de "lobo". Zeviel significa "gazela do Senhor."
Zevulun Grafia hebraica original para Zebulun.
Ziv Reluzir
Zohar Luz |
|
|
| | | |
|
|
| |
| Nomes Judaicos Femininos |
|
| |
| A
Adela, Adelia, Adele, Adelle Estes nomes, todos populares na Alemanha, significam "de origem nobre".
Adena, Adina Do hebraico e do grego, significando "nobre, desejada, adornada". Também significa "delicada".
Aderet Do hebraico, significando "uma capa, uma veste externa".
Afra Do hebraico, significando "uma jovem corça".
Ahava, Ahuva Do hebraico, significando "amor, ou amada".
Aliza, Alizah, Alitza, Alitzah Do hebraico, significando "júbilo, ou jubilosa".
Amalia, Amaliah Do hebraico, significando "a obra do Senhor", ou "trabalhadeira".
Ariel, Ariela, Ariella Do hebraico, significando "leoa de D’us", e tendo a conotação de força.
Ashira Do hebraico, significando "rica".
Asisa Do hebraico, significando "suculenta, madura".
Ateret Do hebraico, significando "uma coroa ou coberta".
Avi Do hebraico, significando "meu pai", ou "meu senhor". Usado tanto como nome masculino como feminino.
Aviva, Avivah Do hebraico, significando "primavera", sugerindo juventude, frescor.
Ayala, Ayalah, Ayelet Do hebraico, significando "um cervo, uma gazela".
Aziza, Azizah. Do hebraico, significando "forte".
B
Baila, bayle, Beylah Estes nomes são variantes yidish do hebraico Bilhaw (Bilhah) significando "problemática, fraca, idosa", ou derivados do eslavo, significando "branca".
Batsheba, Batsheva Batsheva é a moderna forma israelense de Bathsheba, que é derivada do hebraico e significa "filha de um juramento". Na Torá, Batsheba foi a esposa do Rei David. Shlomo, Salomão, que mais tarde se tornou rei, foi o segundo filho de David e Batsheba.
Batya, Basya Do hebraico, significando "filha de D’us". Na Torá, Bitya (em inglês, Bithia) era a filha do faraó que se casou com Mered, membro da tribo de Judah.
Bela, Bella, Belle Pode ser uma forma de Isabella, significando "juramento de D’us", ou do húngaro, significando "nobremente brilhante", ou do latim, com o significado de "bela". Belle é a forma francesa.
Berura, Beruria Do hebraico, significando "pura, limpa". Em aramaico, a mesma palavra significa "devota, boa, honesta". Em assírio, tem o significado de "reluzente". Beruria foi a santa esposa do erudito talmúdico Rabi Meir, que viveu no segundo século. Ela é a única mulher mencionada no Talmud que participou de discussões legais. Berura é um nome moderno usado em Israel.
Bina, Buna Nomes hebraicos, significam "entendimento, inteligência, sabedoria". Bluma
Nome yidish anglicizado, significando "flor", derivado do alemão.
C Chana, Chanah Formas hebraicas de Hana ou Hannah.
Chaya Do hebraico, significa "vida, viver".
Civia Uma forma do nome hebraico Tzivav, significando "cervo" e tendo a conotação de agilidade.
D
Dalia Do hebraico, significando "um ramo, um arco" ou "extrair água".
Dalice, Dalit Do hebraico, significando "extrair água" ou "um ramo, um arco".
Dania, Danya, Danice, Danit Formas variantes do nome masculino Dan, que é derivado do significado hebraico "julgar". Dania e Danya significam "julgamento do Senhor".
Daniela, Daniella, Daniele, Danielle Formas femininas do nome masculino Daniel, que é derivado do hebraico e significa "D’us é meu juiz".
Deanna, Deanne Variantes de Diane ou Dina.
Debbi, Debby Formas carinhosas de Deborah.
Deborah, Debra Do hebraico, significando "um enxame de abelhas", ou :"dizer palavras bondosas". Na Torá, duas personagens encantadoras eram conhecidas por este nome: 1) Deborah, a enfermeira de Rebeca, e 2) A profetisa-juíza, esposa de Lapidos, que viveu acerca de 1150 AEC, e liderou a revolta contra o rei canaanita e seu general, Sisera. Sua canção de vitória, conhecida como "Canção de Deborah", é um dos poemas mais antigos preservados em hebraico.
Deena, Dena, Denna Formas hebraicas variantes da Dinah bíblica, significando "julgamento". Dena também é derivada do anglo-saxão, significando "do vale".
Devora, Devorah, Devra Formas hebraicas variantes de Deborah.
Dinah Do hebraico, significando "julgamento". Na Torá, Dinah era filha de Yaacov e Leah.
E
Eliana, Elianna Do hebraico, significando "D’us respondeu a mim".
Eliora, Eleora Do hebraico, significando "D’us é minha luz".
Elisa, Elissa, Eliza, Elize Estas são algumas das muitas formas variantes derivadas de Elizabeth.
Elisabeth, Elizabeth Do hebraico, significando "Juramento de D’us", ou "D’us é um juramento". A forma hebraica original é Elisheva. Na Torá, Elisheva (também grafado Elisheba) era a esposa de Aharon, irmão de Moshê. Elisabeth é a forma que Elisheva recebeu na tradução grega da Torá.
Elisheva Do hebraico, significando D’us é meu juramento". Esta é a forma hebraica exata do nomeElizabeth.
Elza Do hebraico, significando "D’us é minha alegria".
Emuna, Emunah Do hebraico, significando "fiel". Usado na Idade Média, e atualmente em Israel.
Ester, Esther Esther e suas diversas formas variantes são de origem persa, e significam "uma estrela". Na Torá, Ester foi o personagem central no livro de Ester. Era prima e filha adotiva de Mordechai, e mais tarde tornou-se a rainha do Rei Ahasuero. Seu nome hebraico era Hadassah, que significa "murta". Essia, Essie, Ettie, Estella e Estelle são algumas das variantes.
Ethel Do teutônico, significa "nobre".
Eva, Eve Eva é a forma alemã de Eve, que deriva do hebraico e significa "vida". Na Torá, Eva, mulher de Adam, foi a primeira mulher.
Evelyn Pode ser diminutivo de Eve ou, do céltico, significando "agradável, bom".
F
Faiga Do anglo-saxão, significa "a bela" ou um nome yidish derivado do alemão, significando "um pássaro".
Feigel Nome yidish derivado do alemão, significa "um pássaro". Faiga é uma variante.
Freida, Freide, Frayde Formas alternativas de Frieda e Freda, ou do yidish, e significam "júbilo".
Fruma Nome yidish, significa "piedosa ".
G
Gabi, Gavi Forma abreviada de Gabriela.
Gabriela, Gabriella, Gabrielle Formas femininas de Gabriel, significando "D’us é minha força", em hebraico.
Gina Pode ser a forma abreviada de Regina ou vir do hebraico, com o significado de "jardim".
Gita, Gitel Derivado do yidish. Significa "boa".
Golda, Goldarina, Goldie, Goldy Do teutônico, significa "de cabelo dourado".
H
Hadassah Do hebraico, significando "uma árvore de murta", que é o símbolo da vitória. Na Torá, Hadassah era o nome hebraico de Ester, prima de Mordechai.
Hana, Hannah Do hebraico, significando "graciosa, misericordiosa". Na Torá, Hannah era a mãe de Samuel, esposa de Elkanah. Antes de tornar-se mãe, prometeu que se tivesse um filho ela o consagraria ao serviço de D’us. Deu ao filho o nome de Samuel, que significa: "D’us ouviu minha súplica".
Hasia, Hasya Do hebraico, significando "protegida do Senhor".
Hava Do hebraico, significando "vida" ou "existir". A forma inglesa de Hava é Eve.
Haviva Do hebraico, significando "amada".
Haya Do hebraico, significando "vida". Variante da grafia de Chaya.
Heidi Provavelmente uma variante de Hester e seu diminutivo, Hettie, ambos derivados de Esther.
Hinda Do anglo-saxão, significa "gazela, cervo", e tem a conotação de rapidez.
I
Iti, Itti Do hebraico, significando "comigo".
J
Jael Do hebraico, significando "cabra montanhesa" ou "subir", e tem a conotação de alturas.
Jaffa, Jafit Do hebraico, significando "bela, graciosa".
Jennifer Nome hebraico e latino, significando "porte gracioso". Usado também pelo significado galês, "bela".
Jessica, Jessie Do hebraico, significando "Graça de D’us" ou, se tirado do mesmo radical que o masculino Jesse, tem o significado de "riqueza".
Jochebed, Jocheved Do hebraico, significando "D’us é glorioso", ou "a honra de D’us". Na Torá, Jochebed foi a esposa de Amram, e mãe de Moshê, Aharon e Miriam.
Joela, Joella, Joelle Formas femininas de Joel, significando "D’us está querendo", em hebraico.
Judith, Judi, Judie, Judy Do hebraico, significando "louvor". Na Torá, Judith era o nome da esposa de Essav. Tornou-se popular, no entanto, por causa da bela heroína no livro de Judith (no Apócrifo) que conseguiu decapitar Holofernes, o general assírio.
K
Kalanit Nome de uma planta em formato de xícara, com flores coloridas, vista no interior de Israel.
Keren Do hebraico, significando "chifre (de um animal)".
Keret Do hebraico, significando "cidade ou colônia".
Keshet Do hebraico, significando "um arco, um arco-íris".
L
Laila, Laili, Lailie, Laylie Do hebraico, significando "noturno", pertinente à noite ou à escuridão.
Lea, Leah Do hebraico, significando "estar fatigado", ou do assírio, com o significado de "proprietária, mandante". Lee é a forma abreviada popular. Lia é a variante italiana, e Lea a francesa, bem como a forma diminutiva. Na Torá, Leah era filha de Laban e a primeira das esposas de Yaacov.
Leeba Nome yidish, de origem germânica, e significa "amada". Leeba também é usado em Israel, com origem hebraica significando "coração".
Leila Do árabe e hebraico, significando "beleza oriental escura", ou "noite". Entre os persas, Leilah era usado como um nome significando "de cabelos escuros". Laila, Laili, Lailie e Laylie são formas variantes.
Lela, Lelia Do teutônico, significando "leal, fiel".
Lena, Lennie, Lenora, Lenore Formas de Eleanor. Veja Eleanor para um completa explicação. Lena é usado também como um moderno nome israelense, derivado do hebraico, e significa "habitar" ou "alojar".
Levana, Livana Do hebraico, significando "a lua", ou "branca".
Levona, Livona Do hebraico, significando "tempero, incenso", usado durante o sistema de sacrifícios, e assim chamado por causa de sua cor branca. Levana, que significa "branco" em hebraico, deriva do mesmo radical que a palavra significando "tempero".
Lia A forma italiana de Leah.
Liba Variante da grafia de Leeba.
Libbie, Libby Formas diminutivas de Elisabeth. Veja Elisabeth para uma explicação mais completa.
Linda Do latim e espanhol, significando "bela" ou do teutônico, com o significado de "donzela gentil ou adorável".
Liora Variante da grafia de Leora, significa "luz", em hebraico.
M
Malka Do hebraico, significando "uma rainha".
Margalis, Margalit, Margalith Nome hebraico derivado do grego, significa "pérola". Margaret é derivado do mesmo radical.
Martha Do aramaico, significa "triste", ou "senhora".
Mazal Do hebraico, significando "uma estrela". No sentido popular, tem o significado de "boa sorte".
Menora, Menorah Moderno nome israelense, derivado do hebraico, e significa "um candelabro".
Mia Moderno nome israelense derivado de Michaela, significa "Quem é igual a D’us?" em hebraico.
Miriam Pode vir do hebraico, significando "mar de amargura, tristeza", ou do caldeu, "senhora do mar". Mary é o nome mais popular que se desenvolveu a partir de Miriam, que, por sua vez, tem sido a fonte de uma grande variedade de outros nomes. Na Torá, Miriam era a irmã de Moshê e Aharon.
Mira, Miri, Mirit Formas populares de Miriam, usadas em Israel. Veja Miriam para uma explicação completa.
Moriah, Morice, Moriel, Morit Do hebraico, significando "professora". Moriah e Moriel significam "D’us é meu professor".
N
Naama, Naamah Do hebraico, significando "agradável, bela".
Naomi Do hebraico, significando "linda, agradável". Na Torá, Naomi foi a sogra de Ruth, uma moabita que se converteu ao Judaísmo.
Naava, Nava, Navit Do hebraico, significando "bela, agradável".
Nechama, Nehama Nome hebraico, significa "conforto".
O
Odelia Do hebraico, significando "Louvarei a D’us", ou então do alemão, com o significado de "nobre, rico". Odete é uma variante francesa do alemão.
Ora, Orah, Orit Do hebraico, significando "luz". Ora também é tirado do latim, e significa "ouro".
Orlice, Orlit Do hebraico, significando "luz".
P
Penina, Peninit Do hebraico, significando "coral ou pérola".
Pora, Poria Do hebraico, significando "frutífero".
R
Rachel, Rachele, Rahel Do hebraico, significando "uma ovelha", o símbolo da pureza e gentileza. Na Torá, Rachel era a esposa de Yaacov e irmã de Leah. Yossef e Benjamin eram os dois filhos de Yaacov com Rachel.
Raizel, Rayzel, Razil Formas yidish de Rose ou Rosa.
Rayna, Reyna Do yidish, significa "pura, limpa".
Rebecca, Rebekah A linda Rebecca na narrativa bíblica era a esposa de Yitschac e mãe de Yaacov e Essav.
Rina Uma variante da grafia de Rena, significa "júbilo" em hebraico.
Rivka A grafia hebraica de Rebecca.
Ruth Nome usado em primeiro lugar pela personagem bíblica cuja lealdade à sogra, Naomi, conquistou a admiração de todos os povos, e um dos nomes modernos mais populares. É derivado do hebraico e do siríaco, e significa "amizade".
S
Samantha Do aramaico, significando: "ouvinte".
Samara Do hebraico, significando "um guardião".
Sara, Sarah, Sarai, Sarette, Sari, Sarita Sarah, a primeira das matriarcas e esposa de Avraham, é derivado do hebraico, e significa "princesa, nobre". Seu nome na Torá era originalmente Sarai, e mais tarde mudou para Sara. Ela e Avraham foram os pais de Yitschac.
Sarene, Sarina, Sarine Formas variantes de Sarah.
Shaina, Shaine, Shayna, Shayne Do yidish, significa "linda".
Sharon Nome de uma variedade de rosas encontrada abundantemente em Israel. O Rei Salomão teceu elogios às Rosas de Sharon no Cântico dos Cânticos (Shir Hashirim) na Torá.
Shifra Do hebraico, significando "linda".
Shira, Shirah, Shiri Do hebraico, significando "canção".
Shoshan, Shoshana, Shoshanah Do hebraico, significando "lírio" ou "rosa". Shoshan também é usado como nome masculino em Israel.
Shulamit, Shulamith Do hebraico, significando "pacífica". Salomé é a forma grega.
Sima Do aramaico, significando "um tesouro".
Simeona, Simona, Simone Formas femininas de Simeon e Simon, com o significado de "ouvir" ou "ser ouvido", em hebraico.
Sivia, Sivya Do hebraico, significa "um cervo". Também pode ser grafado como Civia e Tzivya.
Stella Do latim, significa "estrela". Esther é a forma persa de Stella.
Susan Do hebraico, significando "uma rosa ou lírio". Muitas formas variantes de Susan desenvolveram-se no decorrer dos séculos, especialmente como diminutivos. Os mais populares são: Sue, Suzie, Suzy, Sukie, Sukey, Susanne, Susette e Suzette.
T
Taga Do aramaico e árabe, significando "uma coroa".
Tal, Talia, Talya Do hebraico, significando "orvalho". Talia e Talya significam "o orvalho do céu", e também "um cordeiro" em aramaico.
Tamar, Tamarah Do hebraico, significando "uma palmeira", e tendo a conotação de ereta, íntegra, graciosa.
Tamara Das Índias Ocidentais, significando "tempero", ou do hebraico, significando "palmeira", equivalente a Tamar.
Temima Nome hebraico, significando "íntegra, honesta".
Toba, Tobelle, Toby Toby e suas formas são do hebraico, significando "bom", ou do yidish, com o significado de "pomba".
Tova, Tovah Do hebraico, significando "boa".
U
Urice, Urit Do hebraico, significando "luz".
V
Varda, Vardice, Vardis, Varddit Do hebraico, significando "uma rosa".
Y
Yaffa, Yafit Do hebraico, significando "bela".
Yehudit, Yudit, Yuta Nome hebraico para Judith. Na Torá, Yehudit aparece somente uma vez, como esposa de Essav.
Yona, Yonina, Yonit, Yonita Diversas formas do hebraico, significando "pomba".
Z
Zila, Zilla, Zili, Zilli Do hebraico, significando "sombra".
Zimra Do hebraico, significando "um ramo de frutos escolhidos" ou "canção de louvor".
Zipporah, Tsipora Do hebraico, significando pássaro. Na Torá, Zippora era a esposa de Moshê e filha de Yitrô.
Ziva, Zivit Do hebraico, significando "brilho, esplendor".
Zohar Do hebraico, significando "luz, brilho". Usado também como nome masculino. |
| | |
|
|
|
| | | |
|
| |
|
|
|
| | | |
|
|
Comentários
Postar um comentário