Trecho da Mischná: “O sono da manhã, o vinho ao meio-dia, as conversas frívolas e a convivência com ignorantes, abreviam a vida humana.”
Comentário de Maimônides:
Diz a Mishná que estas coisas impedem e anulam o engrandecimento do homem, até que ele parte deste mundo e se perde.
Bibligrafia: 1.Comentário da Mishná – Ética dos Pais Sanhedrin - Maimônides, tradução: Alice Frank,Ed. Maayanot, SP,1993.
|
Trecho da Mischná: Hilel dizia: “Procurai ser como os discípulos de Aarão, amai a paz, procurai a paz, amai as pessoas e aproximai-as da Lei Divina.”
Comentário de Maimônides:
|
Maimônides, ou Moshé Ben Maimon, nasceu em 1135, em Córdoba, na Espanha Islâmica. Filho de rabinos e compiladores da Mishná, teve o pai, chefe do Tribunal Rabínico de Córdoba, como uns dos seus mestres. Quando ele tinha treze anos a sua família foi obrigada a mudar-se, pois a sua cidade natal foi tomada por perseguições religiosas de almohadas (mulçumanos fanáticos). Por dez anos vagou pelo sul da Espanha, finalmente se instalando em Fez, no atual Marrocos.
|
Um casamento judaico é um cerimônia religiosa que une dois judeus em matrimónio. Embora a tradição do casamento varia, algumas características são comuns em um casamento judaico que inclui uma Ketuba (contrato de casamento adornado), assinado por duas testemunhas, um sacerdote do casamento, um anel de propriedade do noivo que é apresentado à noiva sob o dossel(véu), e a quebra de uma taça de vidro. Tecnicamente, o processo de casamento judaico tem dois estágios distintos:
|
Bar Mitzvá é a cerimônia praticada por todos os meninos ao completarem 13 anos de Idade. Bar é a palavra aramaica que significa filho e Bat é filha. Meninas quando chegam na idade de 12 anos realizam o Bat Mizvá e os meninos ao atingirem a idade de 13 anos o Bar Mitzvá. Nessa idade, meninos e meninas são considerados adultos, eles se tornam parte do público, devem cumprir os mandamentos e são considerados responsáveis por suas ações.
|
A Circuncisão Judaica em Hebraico é o Brit Milá, Milá é a palavra cortar o prepúcio de um bebê.
Abraão foi circuncidado com a idade de noventa e nove anos, o primeiro filho Isaque foi circuncidado aos oito dias.
|
O Luto, em Hebraico Evel é um dos quatro elementos do Ciclo da Vida Judaica(Maagal Haim).
O Evel é quando morre um dos sete parentes de uma pessoa: pai, mãe, irmão, irmã, esposa, filho, filha.
Na tradição judaica o luto é parte integra de todas as comunidades de Israel.
Quando alguém falece, se realiza um funeral, ao enterrar os mortos, pronuncia-se o Kaddish oração em sua memória, normalmente em Aramaico, mas hoje em dia em Israel já se pronuncia em alguns casos em Hebraico.
|
Hoje se lembra em Israel o Tshá be'Av, ou seja o nono dia do mês de Av, dia que segundo a tradição judaica foram destruídos os dois templos de Jerusalém, o primeiro construído por Salomão e o Templo construído por Herodes.
Foi totalmente destruído por Nabucodonosor II da Babilónia, em 586 AEC, após dois anos de cerco a Jerusalém. Os seus tesouros foram levados para Babilónia e tinha assim início o período que se convencionou chamar de Exílio Babilónico ou Cativeiro em Babilónia na história judaica.
|
Os nomes dos anjos Alef
AURA, ABBA, Aviel, Avibal, Avihud, Aviram, Abrasca, Evra, Avriel, membros, abrita, Abrciel, Andln, Aglnltk, Anmiel, Anra, Anriel, Anrital, Adoma, Adoniel, aproximadamente, Adir, Adliel, Adniel, Adat, conta-gotas, ADRK, Adriel, ADRC, Ahniih, Auel, Aubert, Aovshal, Aonrbbo, Aodhal, Aodial, Aohial, Aumtk, Aumiel, Auminra,
|
O Muro das Lamentações, ou Muro Ocidental, (Kotel HaMa'aravi הכותל המערבי em hebraico), é o local mais sagrado do judaísmo. Trata-se do único vestígio da esplanada do antigo templo de Herodes, erigido por Herodes o Grande no lugar do Primeiro Templo de Jerusalém inicial que foi destruído por Tito no ano de 70.
|
Mikveh ( mikvah ou, ambos também escrito sem o termo - "h" ) ( em hebraico: מִקְוֶה ou מקווה, Modern Miqva Tiberian Miqwāh; plural: mikva'ot ou mikves hebraico: מִקְוֶוֹת ou מִקְוָאות) é um banho ritual destinado para a efeitos de imersão ritual do judaísmo.
|
Shofar
Shofar (do hebraico שופר shofar ) é considerado um dos instrumentos musicais e de sopro mais antigos conhecido até o dia de hoje. Somente a flauta do pastor – chamada Ugav, na Bíblia – o iguala em idade (de acordo com algumas opiniões), mas não tem função em serviços religiosos nos dias de hoje como havia no passado.
|
Feriados judaicos, 2008-2015
Aqui estão as datas dos feriados judaicos, incluindo Purim, Pessach, Shavuot, Rosh Hashanah, o Yom Kippur, Sucot, Shemini Atzeret e Hanukkah, de 2001 a 2015. NOTA: Todas as férias começam no pôr do sol na noite antes da data prevista.
|
A Cerimônica do casamento judaico é chamdo de Hupá veKidusin חופה וקידושין O termo Hupá veKidushin têm sua orígem na tradição judaica como os pasos que são feitos pelo homem e a mulher, de acordo com a tradição judaica para que sejam conhecidos como casados.
|
Contribuição para o Midrash sobre a Parashá RÊE – in Devarim (Deuteronômio) 11:26 a 16:17
|
pelo Rav Nardella-Dellova, Pietro
|
Comentários
Postar um comentário