Pular para o conteúdo principal

MUSEU DO HOLOCAUSTO EM CURITIBA (Jornal ÁLEF - mirror)


Jornal ALEF - Israel e o mundo judaico (http://www.jornalalef.com.br).
Criado em 1995, 70.000 assinantes em 40 países.
Você lê, todo mundo lê. Vamos fazer acontecer !!!


Ano 16 | Edição 1.602 | 23 de novembro de 2011 | Quarta-feira
Direção: Mauro Wainstock e Tania W.Benchimol



Conheça o Jornal ALEF: acesse este link.
Edição anterior: acesse este link.
Jornal ALEF no Twitter: acesse este link.Jornal ALEF no Facebook: acesse este link.Jornal ALEF GRATUITAMENTE por e-mail: acesse este link.

Atendimento ao Leitor: acesse este link.
Departamento de Jornalismo: acesse este link.
Departamento Comercial:
 acesse este link.
 
 

 

Primeiro “Museu do Holocausto”
do Brasil é inaugurado em Curitiba
“Este museu evitará a pior das conspirações: o esquecimento”, afirmou a ministra Maria do Rosário Nunes, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, perante mais de 600 pessoas durante a cerimônia de inauguração do “Museu do Holocausto”, em Curitiba. Emocionada pelo depoimento do escritor Ben Abraham, sobrevivente do Holocausto, que agradeceu ao Brasil pela acolhida, Maria do Rosário afirmou que “é o país quem deve agradecer aos judeus, por sua contribuição nas mais diversas áreas, e também por aprender com eles a reconhecer a importância da memória”. Idealizado pelo empresário Miguel Krigsner, o Museu do Holocausto, pioneiro no país, transcende a visão do genocídio, pois discute também a questão do preconceito e mostra o respeito que existe no Brasil à diversidade.
Claudio Lottenberg, presidente da Confederação Israelita do Brasil/Conib, citou a filósofa Hannah Arendt, destacando que “o prestígio e o reconhecimento às minorias evitam as perseguições a médio e longo prazo”. E acrescentou: “Esta casa será uma fonte de defesa e educação contra a intolerância. Com ela, o Paraná reforça o ideário democrático brasileiro”. Por sua vez, o governador Beto Richa também foi enfático: “Este museu é uma importante conquista para nosso Estado e um presente da comunidade judaica à sociedade paranaense. Ele fomentará o debate e a conscientização acerca dos direitos humanos, contra todas as formas de violência e preconceito”; da mesma forma o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, garantiu: “O museu receberá nossas crianças”. Também participaram da solenidade o embaixador de Israel no Brasil, Rafael Eldad; o cônsul-geral de Israel em São Paulo, Ilan Sztulman; o presidente da Federação Israelita no Paraná, Manoel Knophfolz; o ex-governador do Paraná e ex-prefeito de Curitiba, Jaime Lerner; deputados federais e estaduais, vereadores, além de líderes da comunidade judaica de 14 estados brasileiros. As visitas ao museu devem ser agendadas, com grupos de até 30 pessoas. Informações: (41) 3908-2750 (Fonte: Conib).
Fotos: Eliana Assumpção
Ben Abraham (à esquerda) e Miguel Krigsner
homenageiam as vítimas do Holocausto
Luciano Ducci, Miguel Krigsner,
Maria do Rosário Nunes, Beto Richa,
Manoel Knopfholz e Claudio Lottenberg

 

ESPAÇO VIP
 


ESPECIAL – Existem judeus negros ? Homenagem ao "Dia Nacional da Consciência Negra" (20 de novembro). Texto de More Ventura, professor de História Judaica e membro do Fórum Interreligioso do Estado de São Paulo: “Após milhares de anos de exílio, a tribo perdida de Dan, composta pelos judeus da Etiópia, retornava ao berço de seu povo: a terra de Israel ! Este era o final de uma história: a do exílio dos judeus negros da Etiópia. Este era o inicio de duas histórias: a da chegada dos Judeus Etiopes à Terra Prometida e a da minha chegada, tão maravilhosamente bem acompanhado às mesmas sagradas terras!”Acesse este link para ler o texto na íntegra.
VÍDEOS

O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos declarou o Irã como "jurisdição de preocupação prioritária por lavagem de dinheiro", designação que expõe todo o seu sistema bancário, incluindo o Banco Central do país, a sanções. Na justificativa, os EUA fizeram referência ao recente relatório da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) sobre a capacidade nuclear do Irã, no qual expressava sua "profunda e crescente preocupação" com os fortes indícios de que o país trabalha para desenvolver bombas atômicas.

O Brasil foi um dos 122 países que aprovaram ontem (dia 22 de novembro), na ONU, uma resolução crítica ao regime de Bashar al Assad, da Síria. O documento “condena veementemente a contínua, grave e sistemática violação dos direitos humanos pelas autoridades sírias”, destacando as“execuções arbitrárias” e a “perseguição” de manifestantes e ativistas. Com isto, a questão da Síria pode voltar ao Conselho de Segurança, que tem o poder de adotar resoluções mais duras, incluindo uma eventual intervenção internacional.

Durante a “42ª convenção anual”, realizada em Curitiba, a Confederação Israelita do Brasil/Conib elegeu sua diretoria para o triênio 2012/2014, com a seguinte composição - presidente: Claudio Lottenberg. Vices-presidentes: Mauro Terpins e Henry Chmelnitsky. Diretores: Fernando Kasinski Lottenberg, Octavio Aronis, Gilberto Maktas Meiches, Marcelo Blay, Mario Adler, Daniel Borger, Boris Ber, Paulo Maltz, Mauricio Szporer, Julio Serson e Eduardo Wurzmann. As prioridades estarão na atuação política, na comunicação e na formação de novos líderes.
Fotos: Eliana Assumpção
Parte da nova diretoria da
Confederação Israelita do Brasil/Conib
Líderes comunitários e membros da
diretoria da Federação Israelita
do Estado do Rio de Janeiro (FIERJ)
que prestigiaram a convenção da
Confederação Israelita do Brasil/Conib

Uma foto do líder palestino Yasser Arafat foi incluída, com destaque, em meio aos rostos de anônimos que compõem a imagem do novo painel da estação Marechal Deodoro do metrô (São Paulo) – uma homenagem à "Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão". O desenho foi feito pelo artista plástico Gontran Guanaes Netto, que justificou a criação dizendo ser favorável à causa palestina. O vice-presidente executivo da Federação Israelita de São Paulo, Ricardo Berkiensztat, considerou "infeliz" a ideia de colocar a imagem para representar os direitos humanos, uma incoerência. "Acho que há pessoas muito identificadas com direitos humanos. A história dele está envolvida na morte de muitos, a maioria de civis inocentes", criticou.

Cerca de 40 mulheres israelenses decidiram tirar a roupa para mostrar solidariedade a uma egípcia de 20 anos, Aliaa Magda Elmahdy, que causou furor no mundo árabe na semana passada ao postar uma foto de si mesma nua em seu blog. A publicação da imagem seria um protesto contra a falta de liberdade de expressão em seu país. A organizadora do protesto, Or Tepler, criou uma página no Facebook convidando mulheres a "demonstrarem seu apoio, de uma forma legítima e não-violenta, a uma mulher como todas as outras - jovem, ambiciosa, cheia de sonhos e, evidentemente, com um senso de humor apurado. Garotas, vamos dar ao mundo uma boa razão para verem a beleza única das mulheres israelenses. Sem importar se elas são judias, árabes, heterossexuais ou lésbicas, porque aqui, como vocês sabem isso não importa. Vamos mostrar que nosso discurso internacional não depende de governos".
As participantes foram fotografadas segurando uma faixa onde se lê
"Amor sem limites" e "Homenagem a Aliaa Elmahdi. Irmãs em Israel"

No artigo “USP hostilizada, memória de Herzog agredida”, publicado no “Observatório da imprensa, Mauro Malin afirma: “Alerta da maior gravidade que espera ação imediata da mídia paulistana – e da polícia: neonazistas hostilizaram os invasores da Reitoria da USP e se reapresentaram no campus. Distribuem panfletos, ameaçam. Uma residência foi pichada na Rua Teodoro Sampaio, em Pinheiros, bairro onde moram muitos estudantes da USP. Durante a semana, entre os panfletos distribuídos na USP havia um com ameaças a “drogados” e outro que repisava a tese da ditadura militar segundo a qual Vladimir Herzog se suicidou, não foi assassinado. A afronta à memória de Herzog ocorreu no mesmo dia em que foi instalada em Brasília a Comissão da Verdade, encarregada de apurar violações de direitos humanos ocorridas entre 1946 e 1985. O jornalista Vladimir Herzog foi assassinado numa dependência do Exército em 25 de outubro de 1975”.

 

 

ESPAÇO DO LEITOR
Edvaldino Alves da Rocha – “O Yaakov Swisa está de parabéns pela criação do "Faceglat", estamos acreditando que nem tudo está perdido”.
Maisa Campos Loli – “Gostei muito desta informação ("Faceglat") e já me cadastrei lá, eu não sabia que existia, muito legal”.
José Felipe – “Parabéns para Yaakov Swisa, este programador israelense que lançou um site maravilhoso como este. Aliás, tudo que um judeu inventa, faz, elabora, é muito válido!”
Clóvis Am Felix – “Gostei muito da iniciativa de fazer com que um site de relacionamento social pudesse ser visto com mais preocupação aos conteúdos se preocupando, principalmente, com a educação à criança”.
Jerônimo V. de M. Alves – “Concordo com o idealizador desse projeto. A Internet, se não usada com sabedoria, pode trazer sérios problemas a seus usuários”.
Alan Walace – “Achei a criação de Yaakov Swisa maravilhosa e protetora dos nossos sentidos. Desta forma nós (homens, mulheres, criança e idosos) não seremos contaminados e poderemos trocar informações e fazer novos amigos”.
As opiniões divulgadas são de exclusiva responsabilidade do leitor citado, não tendo,
necessariamente, nenhuma vinculação com a linha editorial e/ou de pensamento do ALEF.
Devido às limitações de espaço, será feita uma seleção das mensagens e, quando os
textos não forem suficientemente concisos, poderão, a critério do jornal, serem reduzidos.

EMPREGOS - VAGAS EM ABERTO
Apoio:
As empresas cadastradas no "Projeto AvodáRio" estão oferecendo as seguintes vagas de emprego: advogado (a) com experiência na área trabalhista, nutricionista, estagiária de design de interiores, auxiliar de locação e vendedora. O "AvodáRio", que tem o apoio do Jornal ALEF, é um projeto gratuito que visa recolocar candidatos no mercado de trabalho e auxilia empresas com currículos dentro do perfil solicitado. Informações: (21) 2266-2415 e (21) 8018-2288e-mail e site.
 

 


A artista plástica Rosa Nissan Cohen criou uma página no Facebook onde apresenta quadros a óleo de temas judaicos.

Mina Seinfeld de Carakushansky, presidente de BRAHA (Brasileiros Humanitários em Ação), diretora da Drug Watch International e da World Federation Against Drugs, concedeu entrevista ao Jornal Futura” quando abordou os malefícios do uso exagerado do álcool. Para assistir, acesse este link.

Entrando na fase final da temporada "Bim Bom World Tour", Ithamara Kooraxfaz três shows esta semana: amanhã (dia 24 de novembro), na abertura do “Festival Jazz & Blues de Barra Mansa”, dia 25 de novembro no Teatro do SESI-Rio de Janeiro e no dia 26 de novembro no Horse's Neck Jazz Bar, do Hotel Sofitel. Informações: site.

 

 

Em janeiro, a Clínica das Depressões Dr. Sander Fridman estará completando seu primeiro aniversário, com mais de 1.000 atendimentos. Ela fica no Centro Médico Adventista Silvestre, em Botafogo.


A Liga Feminina Israelita do Brasil tem nova presidente: Berta Kac. Filha de imigrantes russos, ela nasceu no Rio de Janeiro, estudou no Colégio Hebreu Brasileiro e formou-se em Psicologia pela Universidade Estácio de Sá. Suas vices-presidentes são Lea Klabin e Lilian Bosboom.



A desembargadora Denise Levy Tredler receberá o título de “Benemérita do Estado do Rio de Janeiro” em cerimônia marcada para o dia 28 de novembro, às 11h, na Assembleia Legislativa.

 

 

ANIVERSARIANTES
Dia 23 de novembro – Bianca Zagury, Charles Mizrahi, Edouard Sztajn,Eduardo SidiElisio Libman, Felipe Gottlieb, Felipe Gross, Fortune Blak, Helena Esquenazi, Ilana Kohn, Janete Bahbout, José Manoel Dressler, Leticia Hanower,Liliane SchrobMaria Rachel Micheletti Reggiani, Marcio Granatowicz, Moyses SztrajbmanNelly KruczanSamuel Wainer, Renan Prais, Renata Hanono,Ricardo Soichet, Roberto Katz, Rosangela Cavalcanti de Barros.
Dia 24 de novembro – Avary ZeigelboimBruno Kampel, Clara Fichman, Daniel Manucheian, Eduardo Bialek, Gisela Wajnberg, Giullia Scheer, Haim Rotem, Ilan Goldstein, Jonathan Tayah, José “Boneco” Balassiano, Malka El-Mann, Marcela Kleinberg, Marcia Fernandes de Castro NegrãoMarcos BesdinMaurício BenchimolRebeca BalacianoRoberta Adesse Calheiros, Rochelle Gandelmann,Rodrigo Cohen, Rony Molchansky, Sara Besen, Sara Furman, Sarah Abijah, Sergio Crivorot, Silvia Canetti, Sonia Sicri, Sueli Band, Sueli Setton, Victor Zagury Aizemberg, Vivian Dekermacher, Yael Mary Zilberberg.
Dia 25 de novembro – Amelia Mansur, Berta Endebo, Delia Monteverde,Ernesto HaikewitschEster Grinapel FrydmanFelipe LangerFelipe de Oliveira QueirozFernando Majzels, Gabriela Waiberg, George KilinskyIlan Gottlieb,Marta Rosenberg, Jacques Soriano, Jaques Müller, Jóia Sayeg, Jose Lion, Laila Emmanuel, Lucas Malak, Marcia Spilberg, Maria Antonia Trips, Mario Wajnberg, Marcos Rovinski, Natalia Kimelblat, Saul Tendrih, Sueli Setton.

 


Pré-Chanuká faz a festa do Grupo Massada da Wizo-Rio
Informe da Wizo-Rio - Com o propósito de reunir mulheres inteligentes que necessitam vez por outra de momentos de lazer, em meio às tarefas que lhes são designadas na atualidade, a Wizo-Rio, através do Grupo Massada, está organizando um final de tarde que com certeza será inesquecível: já em clima da “Festa das luzes”,o dinâmico núcleo promove no próximo dia 07 de dezembro, no Hotel Marina Palace, seu “Happy Jazz Chanuká”, que proporcionará às presentes, além de jantar, apreciar o maravilhoso som da Cia Estadual de Jazz, banda que vem agradando as plateias que apreciam o afamado gênero musical, e, simbolicamente, saudar a chegada da festa que marca o grande milagre ocorrido para todo o povo judeu. Os ingressos são limitados, e as interessadas podem obter as informações necessárias, através dos telefones 2275-1188 ou 229-54130, com Gilda. Como sempre, vai valer a pena!

“Tzedek Hillel” no Monte Sinai


O “Criança em Movimento”, programa do “Tzedek” Hillel Rio que promove atividades educacionais e recreativas para crianças e jovens do Pavão- Pavãozinho e Cantagalo, realizou um passeio no Monte Sinai, em um belo domingo de sol, com direito a futebol de sabão.




 

 

AGENDA COMUNITÁRIA - PRÓXIMOS EVENTOS




Dia 24 de novembro, às 15h - Apresentação do "Coral Clara Sztysberg", de Na´amat Pioneiras, com participação especial do ator Leo Wainer, um dos componentes do musical "Um Violinista no Telhado".





DATAS JUDAICAS

Dia 20 de dezembro – Véspera de Chanuká
De 21 a 28 de dezembro – Chanuká
 


O Jornal ALEF/Israel e o mundo judaico é enviado para 70.000 assinantes em 40 países.
Caso você não esteja visualizando esta mensagem,
e/ou as imagens, por favor, acesse este link.

Nossas ações de marketing na Internet seguem integralmente
as mais rigorosas políticas de boas práticas. Somos contra o
"spam" e respeitamos a sua privacidade. Caso você não
queira receber a "newsletter" do Jornal ALEF, basta solicitar que
seu e-mail será retirado imediatamente do nosso banco de dados.
Se assim desejar, peça o seu descadastramento através deste link.

Os banners, cartazes promocionais, materiais publicitários, cartas,
mensagens, artigos e opiniões publicadas neste informativo são de
exclusiva responsabilidade de seus autores, não tendo absolutamente
nenhuma vinculação com a linha editorial e/ou de pensamento do Jornal ALEF.

É terminantemente proibida a reprodução do conteúdo
da "newsletter" do Jornal ALEF sem a seguinte citação:
"Fonte: Jornal ALEF, da comunidade judaica (www.jornalalef.com.br)."


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GLOSSARY - HEBREW ENGLISH

© Copyright 2002 ARTISTS FOR ISRAEL INTERNATIONAL. All rights reserved. abaddon (destruction) abirei lev (stubborn of heart) ach ahuv (a beloved brother [in Moshiach]) ach'av mashtin b'kir (him that urinates against the wall, i.e. all males) Ach'av (Ahab, King Ahab of Israel) ach (brother) achad asar (Eleven, the Eleven) achai (my brethren) acharei (after) acharim (end-times things) acharit hashanim (future years) acharit hayamim (last days, [Messianic] latter days) acharit shanah (end of the year) acharit yam (the extreme end of the sea) acharit (future, end, last, final outcome, latter end, i.e., future destruction) acharon (afterward, in the future, last) acharonim (last ones) achavah (brotherhood) achayot, akhayot (sisters) Achazyahu (Ahaziah of Judah) achdus (union, unity) achdut of yichudim (unity/ harmony of unifications) achdut (unity) achei Yosef asarah (Yosef's ten brothers) achei Yosef(the brothers of Yosef) acheicha (thy brethren) acheinu (our

Gematria - Tabela

PÁGINA PRINCIPAL                         TOC  para trabalhos em Desenvolvimento Hebrew Gematria por Bill Heidrick Copyright © por Bill Heidrick Instruções:  Para ir para entradas em um valor particular, selecione o link sobre esse valor. Blanks onde os números seriam indicam há entradas ainda para esse número. Um fundo escuro indica que as entradas são apenas referals para palavras e frases usando valores finais em letras. Intro 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162

PROCURE AQUI SEU SOBRENOME JUDAICO

Muitos Brasileiros são Descendentes de Judeus Você sabia que muitos Brasileiros são Descendentes de Judeus?   Por Marcelo M. Guimarães    Um povo para ser destacado dentre as nações precisa conhecer sua identidade, buscando profundamente suas raízes. Os povos formadores do tronco racial do Brasil são perfeitamente conhecidos, como: o índio, o negro e o branco, destacando o elemento português, nosso colonizador. Mas, quem foram estes brancos portugueses? Pôr que eles vieram colonizar o Brasil ? Viriam eles atraídos só pelas riquezas e Maravilhas da terra Pau-Brasil ? A grande verdade é que muitos historiadores do Brasil colonial ocultaram uma casta étnica que havia em Portugal denominada por cristãos-novos, ou seja, os Judeus ! Pôr que ?   (responder esta pergunta poderia ser objeto de um outro artigo).  Em 1499, já quase não havia mais judeus em Portugal, pois estes agora tinham uma outra denominação: eram os cristãos-novos. Eles eram proibidos de deixar o país, a fim