Pular para o conteúdo principal

Shabbat


Festas Judaicas (Chaguim)

Shabat

Sinagoga na Sexta-Feira à Noite

Quando você está se preparando para o Shabat, as sextas-feiras podem ser um pouco... corridas. Tudo tem que ser feito para acender aquelas velas a tempo! Para muitos, ir à sinagoga na sexta-feira à noite marca o início do Shabat. Você desce de um avião e entra no outro. Ver seus amigos e vizinhos e desejar-lhes "Gut Shabes... Shabat Shalom" conecta você de volta à comunidade e ao ser judeu.

Como?

1. Até mesmo aqueles que não rezam formalmente durante a semana, geralmente participam dos serviços de Shabat. O serviço de sexta-feira a noite contém três seções:

Minchá (o serviço da tarde)
Kabalat Shabat (literalmente, "recepção ao Shabat")
Maariv (serviço da noite)

2. O Minchá consiste primariamente da Shmoná Essrê (a silenciosa Amidá), que literalmente significa "18", uma vez que originariamente ela compreendia 18 bençãos. Leva cerca de 15 minutos para completá-la.

3. O Kabalat Shabat é um conjunto especial de louvores designados para criar uma atmosfera e atitudes próprias para dar as boas vindas ao Shabat. No norte de Israel, há séculos atrás, místicos judeus costumavam ir aos campos ao pôr-do-sol, cantando a música "Lechá Dodi" para alegrar o Shabat. Esta parte do serviço também leva cerca de 15 minutos.

4. O Maariv é especial para o Shabat, incluindo o Shemá e a silenciosa Amidá. O Shemá é a reza primordial do judaísmo, começando com o credo principal:

Shemá Israel, Adonai Eloheinu, Adonai Echad
Ouve, Ó Israel, o Senhor é D'us, o Senhor é Um

O Shemá é dito em nossas orações toda manhã e noite, e mesmo crianças pequenas aprendem a recitá-lo antes de dormir.

Caso alguém não consiga ir a uma sinagoga, a maior parte do serviço pode ser recitada em casa. Muitos sidurim possuem explicações em detalhes de como proceder para seguir as rezas, com ou sem uma congregação.

Lembre-se: A reza pode ser em qualquer idioma, portanto escolha o que lhe fizer sentir mais confortável. Entretanto, tente e vá se desenvolvendo no hebraico, uma vez que as músicas e rezas em conjunto são ainda mais inspiradoras quando feitas em conjunto com a congregação.

O que é a Oração?

Oração. Como você se relaciona com a oração? É algo que apenas as crianças fazem ao irem dormir? É a oração reservada para os serviços na sinagoga? Por que rezamos? Devemos rezar? Por que a oração é considerada um dos pilares fundamentais do judaísmo?

Muitas perguntas. Vamos para fonte para tentar encontrar algumas respostas.

Em Gênesis 32, encontramos Jacob, um dos patriarcas do povo judeu, recebendo a notícia de que seu raivoso e vingativo irmão, Esau, que antes ameaçara matá-lo, planeja chegar com 400 homens.

Rashi, o acadêmico do século 11 e principal comentarista da Torá, nota que, ao ouvir as notícias, Yaacov tem perante si três alternativas: receber e acalmar Esau com presentes; reunir um grupo de homens para lutar contra ele; ou orar.

Yaacov optou por utilizar as três opções, mas a ordem com que as usou é significativa. Pense... quando é o melhor momento para que ele se volte para a oração? No começo? No final, ou como último recurso?

Yaacov estava amedrontado e assustado. Ele dividiu as pessoas que o acompanhavam em dois acampamentos. (Genêsis 32:8).

Salve-me, eu oro, das mãos de meu irmão. (Genêsis 32:12).

Ele escolheu um tributo por sua irmão pelo que ele tinha com ele (Genêsis 32:14).

Rashi nota que, claramente, Yaacov primeiro divide seus homens preparando-se para a batalha, depois reza, e, finalmente, manda presentes.

Parece surpreendente que Yaacov, neto de Avraham e um dos patriarcas do povo judeu, que entendia totalmente o poder da oração, não optou imediatamente para a ajuda divina.

E nisso percebemos um aspecto importante da oração. D'us nos responde com base em nossa opções. A crença no poder da oração é também a crença em nossa responsabilidade para fazer o esforço máximo. As orações são significativas e efetivas se precedidas de séria intenção, e, neste caso, ação.

A oração também é a confirmação da visão judaica do relacionamento pessoal com o D'us Todo-Poderoso. Relacionar-se com Ele deve ser parte da vida diária de cada um, e não deve ser algo reservado somente para ocasiões especiais ou situações de pressão.

Fale com D'us. Pode ser em inglês, hebraico, chines, espanhol... ou em qualquer idioma que você se sinta mais confortável. D'us entende cada palavra e quer ouvir suas preces.

Pois através da reza, reconhecemos nosso Criador e nos aproximamos dEle. E estarmos próximos a D'us é o auge do prazer.

Quando você reza, foque no fato de que D'us é nosso Pai, e que nos deu tudo que possuímos. Peça por tudo aquilo que você aspira na vida, tudo que você possa precisar. Se todas estas coisas não estão chegando, pergunte-se "O que D'us está querendo me dizer? O que devo aprender com isso?"

Preencha suas orações com louvor e agradecimento por todas as coisas que D'us lhe deu, e peça por coisas para sua própria vida, assim como para a dos outros.

Mas nunca se esqueça da lição de Yaacov. Esforce-se e saiba uqe D'us está lá: protegendo-lhe, sustentando-lhe e cuidando de você com amor.

Reflexões

Estou sempre com um pé na porta quando minha esposa acende as velas do Shabat, já que é sempre corrido chegar na sinagoga a tempo. Por isso não tenho aquela sensação "Ufa, é Shabat" até que chego em nossa pequena sinagoga, vejo todo mundo lá, e começo a cantar o serviço de sexta a noite. Quando começo o "Lecha Dodi" (a música de boas vindas ao Shabat), todo meu corpo relaxa, e sinto a pressão da semana indo embora.

Depois do serviço, há vários cumprimentos "Gut Shabes", apertos de mão e abraços. Muitas dessas pessoas que eu vejo apenas no Shabat, então, vê-las na noite de sexta-feira, é como seu eu estivesse acendendo minhas próprias velas de Shabat.

* * *

Caminhar para casa da sinagoga na sexta-feira à noite é o melhor - o tráfego zunindo a sua volta, e ainda você, e as outras pessoas caminhando para casa estão num mundo diferente. É Shabat, e toda aquela pressa ao redor acabou. Sem mais carros, telefones ou trabalho.

* * *

As noites de sexta-feira no inverno são minhas favoritas, porque sei que depois daquela caminhada fria da sinagoga para casa, vou ser recebido por meus filhos, vestidos para o Shabat - e por aquele cheiro quentinho da sopa de frango.

* * *

A não ser que esteja chovendo muito, sempre tento ir ao serviço de sexta-feira a noite, pois ver a todos ao meu redor vestidos e prontos para o Shabat realmente me deixa a bem a vontade. Algumas vezes, especialmente se a sexta-feira foi um dia carregado no trabalho, me sinto muito cansado para andar estas poucas quadras. Mas se faço um esforço, nunca me arrependo. Quando volto para casa estou com a energia renovada, e pronto para outra!

Adaptado de "Friday Night and Beyond" de Lori Palatnik (Jason Aronson Pub.)

Fonte: Aish HaTorah
http://www.webjudaica.com.br/chaguim/textosFestaDetalhe.jsp?textoID=110&festaID=26


................





GUIA PARA GUARDAR O SHABAT
Reb Zalman Schachter Shalomi






1. A mente deve ser tomada por uma urgência. Logo será Shabat! Você deixa de comer uma refeição completa no almoço para Ter a chance de ficar com fome e não so-mente com apetite. E também sua a camisa. Segundo alguns autores espirituais, este suar da camisa é considerado uma forma de purificação.
2. Limpe a casa, mesmo que já esteja limpa ou com pouca coisa para arrumar. Tome um banho em honra do Shabat, barbeie-se ou arrume o cabelo. Se puder, dê um mergulho no mar, num lago ou numa piscina.
3. Agora, desacelere deliberamente. Cantarole uma melodia devagar. Mude suas rou-pas, escolha coisas que você nunca usa a não ser no Shabat. Reserve algum dinheiro para tsedaká (doação) para ser dado numa esquina, como quiser, antes de acender as velas de Shabat.
4. Sente-se num lugar onde possa ficar sozinho, sem falar. Faça uma teshuvá (retorno a D'us) pela semana. Deixe os eventos da semana desfilarem perante os olhos de sua mente. Separe o que foi bom do que foi ruim, apresente o que foi ruim a D'us e peça perdão. Se há alguém com quem você tenha se zangado durante, procure-o, peça desculpas, reconcilie-se com D'us e os humanos. Respire fundo, recorde um pouco mais e centralize-se no estado parassimpático de consciência. Tenha o cuidado de mudar seus sentidos para o clima de Shabat. Pratique o que A.J.Herschel chama de assombro radical: veja as coisas cotidianas com a aura de milagre que elas têm.
5. Acenda as velas, estude um pouco de Torá. Se uma personagem histórica o intriga especialmente, imagine-a como uma convidada em espírito.
6. Aceite sobre si a regra de não falar sobre coisas do dia-a-dia, sem formalidades e nem falas predeterminadas. Se possível, passe a falar em hebraico. Franz Rosenz-weig achava esta prática de "sem o discurso habitual" especialmente útil para o Shabat.
7. Chegue cedo no trabalho e, antes de começar, reze para que tenha capacidade de servir a D'us durante o serviço.
8. Sirva - participe - responda - leia para fora e para dentro. Dirija-se a Ele. Nos mo-mentos de silêncio fique passivo e não force nenhuma meditação sobre o Shabat. Es-te forçar você pode fazer durante a semana. Permita que a liturgia fale por você.
9. Faça o kidush (santificação do tempo do Shabat sobre o vinho). Beba o vinho como um presente especial das mãos da Mãe Shabat. Quando se sentar à mesa, lave as mãos e coma um pouco de chalá (pão trançado) depois da bênção. Considere o ato de comer como uma mitzvá, um ato sagrado, mergulhando primeiro o pão em sal. Coma falando pouco, a não ser sobre coisas que tenham a ver com Shabat, a Torá e a oração. Cante vagarosa e agradavelmente. Durante a refeição, tenha a intenção de ser como um sacerdote que oferece os reinos minerais, animal e vegetal a D'us. I-magine que você é a oferenda e que a mesa é o altar. Aprecie a comida mastigando devagar e dê graças por este sentido de prazer que D'us nos deu.
10. Cante algumas canções tiradas do livro de rezas. Então recite a bênção após as refei-ções devagar e com gratidão. Esteja presente em cada palavra que pronunciar. Dê um passeio silencioso com um amigo.
11. Quando a noite terminar, faça suas preces de antes de dormir. Uma vez que você pronuncie as palavras "em Suas mãos", não fale novamente até acordar na manhã seguinte. Em pensamento, dê graças a D'us pelo seu Shabat até agora. Deite-se para um sono relaxado e tenha a consciência, todo o tempo, de que você está sendo em-balado pelos "Braços Eternos".

SIM
NÃO
1. Faça suas compras de gêneros básicos na quinta-feira. Reserve a Sexta-feira apenas para as compras de alimentos especiais de seu agrado e de sua família.
1. Faça qualquer coisa relacionada com sua vida profissional. Isto inclui leitura obrigatória, cumprimento de obrigações sociais indesejadas, deveres de casa para crianças, qualquer preparação para o trabalho, além do trabalho em si.
2. Fique em casa. Passe tempo de qualidade com a família e os amigos íntimos.
2. Gaste dinheiro. O ambiente de Shabat é melhor preservado quando há completa separação da cultura comercial.
3. Celebre com outras pessoas à mesa, na sinagoga, com a comunidade/Havurah ou com aqueles com os quais melhor pode compartilhar seu apreço pelo mundo de Deus.
3. Faça negócios. Não telefone para seu corretor, não responda a anúncios, não pague contas. Relaxe: tudo isto pode esperar.
4. Estude ou leia alguma coisa que lhe edifique, lhe desafie ou lhe faça crescer.
4. Viaje. Especialmente longas distâncias que envolvam aeroportos, hotéis e situações comerciais afins. Distancie-se de encontros onde as pessoas possam lhe desejar “Tenha um bom dia”.
5. Fique sozinho. Reserve algum tempo para si mesmo. Volte-se para dentro de si, revendo sua semana e perguntando onde você está em sua vida.
5. Utilize entretenimento enlatado comercial. Crie situações em que você fique cara a cara com aqueles à sua volta, ao invés de juntos mas defronte a uma tela onipotente.
6. Marque o início e também o final deste tempo sagrado com o acender das velas e o kidush na Sexta-feira à noite e a havdalah no Sábado à noite.




Kidush para Rosh Hashaná

Foto Ilustrativa

Suplemento de Rosh Hashaná
Edição 65 - Setembro de 2009
Sexta-feira à noite, 18 de setembro 2009
Kiddush, Shabat - Rosh Hashaná

Segurando o copo de vinho em sua mão direita, enquanto todos estão de pé, o chefe da casa recita:



YOM HASHISHI VAYCHULÚ HASHAMAYIM VEHAARETZ VECHOL TSEVAAM. VAYCHAL EL-OHIM BAYOM HASHEVIÍ MELACHTÓ ASHER ASÁ. VAYISHBOT BAYOM HASHEVIÍ MIKOL MELACHTÓ ASHER ASÁ. VAYBARECH EL-OHIM ET YOM HASHEVIÍ VAYKADESH OTÓ. KI BO SHABAT MIKOL MELACHTÓ ASHER BARÁ EL-OHIM LAASOT.

O sexto dia. Terminou D us os céus e a terra e toda Sua obra. Ele completou no sétimo dia a Sua obra, a qual havia realizado, e cessou no sétimo dia toda a obra que fez. E D us abençoou o sétimo dia e o santificou, porque nele cessou toda sua obra que criou D us para fazer.



UVYOM SIMCHATCHEM UVMOADECHEM UVRASHÊ CHODSHECHEM, UTKAETEM BACHATSOTSEROT AL OLOTECHEM VEAL ZIVCHÊ SHALMECHEM VEHAYÚ LACHEM LEZIKARON LIFNÉ ELO-HECHEM ANI ADO-NAI ELO-HECHEM

No dia de Seu regozijo, na Sua Festa e em suas luas novas devereis soprar com trombetas sobre Suas oferendas e sobre os sacrifícios de Suas oferendas de paz; e elas deverão ser, para vós, como recordação perante vosso D us, Eu Sou o Eterno, vosso D us.


SAVRI MARANAN!

Com sua permissão!



Os outros respondem: Lechaim!



BARUCH ATÁ ADO-NAI ELO-HENU MELECH HAOLAM BORÊ PERI HAGUEFEN.

Bendito sejas Tu, Senhor nosso D us, Rei do universo, que criaste o fruto da videira.



BARUCH ATÁ ADO-NAI ELO-HENU MELECH HAOLAM ASHER BACHAR BANU MIKOL AM, VEROMEMANU MIKOL LASHON, VEKIDESHANU BEMITSVOTAV, VATITEN LANU ADO-NAI ELOHENU BEAHAVÁ ET YOM HASHABAT HAZE VEET YOM HAZIKARON HAZÊ VEET YOM TOV MIKRA KODESH HAZÊ, ZICHRON TERUÁ BEAHAVÁ MIKRA KODESH ZECHER LITSIAT MITSRAIM UDVARCHÁ MALKÊNU EMET VEKAYAM LAAD. BARUCH ATÁ ADO-NAI MELECH AL KOL HAARETS MEKADESH HASHABAT VEYISRAEL VE YOM HAZICARON.

Bendito sejas Tu, Senhor nosso D us, Rei do universo, que nos escolheste dentre todos os povos, nos elevaste acima de todas as nações e nos santificaste com Teus mandamentos. E Tu nos tens dado com amor, este dia de Shabat e este dia de recordação, um dia festivo de convocação santa, lembrança do soprado do shofar, em memória do Êxodo do Egito. Pois nos escolheste e nos santificaste sobre todos os povos; e Tua palavra, nosso Rei, é verdadeira e estabelecida para sempre, Bendito sejas Tu, Senhor, Rei de toda a Terra que santificas o Shabat, Israel e o dia da recordação.



BARUCH ATÁ ADO-NAI ELO-HENU MELECH HAOLAM SHEHECHEYANU VEKIYEMANU VEHIGUIANU LAZEMAN HAZÊ.

Bendito sejas Tu, Senhor nosso D us, Rei do Universo, que nos deste vida, nos sustentaste e nos fizeste chegar a esta época .

Sábado à noite, 19 de setembro

Segurando o copo de vinho em sua mão direita, enquanto todos estão de pé, o chefe da casa recita:



UVYOM SIMCHATCHEM UVMOADECHEM UVRASHÊ CHODSHECHEM UTKAETEM BACHATSOTSEROT AL OLOTECHEM VEAL ZIVCHÊ SHALMECHEM. VEHAYÚ LACHEM LEZIKARON LIFNÊ ELO-HECHEM ANI ADO-NAI ELO-HECHEM.

No dia de seu regozijo, nas suas Festas e em suas luas novas, devereis soprar com trombetas sobre suas oferendas de Olá e sobre os sacrifícios de suas oferendas de paz; e elas deverão ser, para vós, como recordação perante teu D us, Eu sou o Eterno, teu D us.



SAVRI MARANÁN

Com sua permissão!

(Os outros respondem: Lechaim)



BARUCH ATÁ ADO-NAI ELO-HÊNU MÉLECH HAOLÁM BORÊ PERI HAGUEFÉN.

Bendito sejas Tu, Senhor nosso D us, Rei do universo, que criaste o fruto da videira.



BARUCH ATÁ ADO-NAI ELO-HÊNU MÉLECH HAOLÁM ASHER BACHAR BÁNU MIKÓL AM. VEROMEMÁNU MIKÓL LASHÓN. VEKIDESHÁNU BEMITSVOTÁV VATÍTEN LÁNU ADO-NAI ELOHÊNU BEAHAVÁ ET IOM HAZIKARÓN HAZÉ VEET IOM TOV MIKRÁ KODESH HAZÉ IOM TERUÁ BEAHAVÁ MIKRÁ KÓDESH ZECHÉR LYITSIÁT MITSRÁYIM. UDEVARÊCHA MALKÊNU EMÉT VEKAYIÁM LAÁD. BARUCH ATÁ ADO-NAI MÉLECH AL KÓL HAÁRETS MEKADESH YISRAEL VEIÓM HAZIKARÓN.

Bendito sejas Tu, Senhor nosso D us, Rei do universo, que nos escolheste dentre todos os povos, nos elevaste acima de todas as nações e nos santificaste com teus mandamentos. E Tu nos tem dado com amor este dia de recordação, um dia
festivo de santa convocação, dia do soprado do Shofar, com amor para uma santa convocação, em memória do Êxodo do
Egito. Pois nos escolheste e nos santificaste sobre todos os povos; e Tua palavra, nosso Rei, é verdadeira e determinada para sempre. Bendito sejas Tu, Senhor, Rei de toda a Terra, que santificas Israel e o dia da recordação.



BARUCH ATÁ ADO-NAI ELO-HÊNU MELECH HAOLAM BORÉ MEORÉ HAESH.

Bendito sejas Tu, Senhor nosso D us, Rei do universo, que criaste as chamas do fogo.



BARUCH ATÁ ADO-NAI ELO-HÊNU MELECH HAOLAM HAMAVDIL BEN KODESH LECHOL, UBEN OR LE CHOSECH UBEN ISRAEL LAAMIN. UBEN IOM HASHEVIÍ LESHESHET IMEI HAMAASSE. BEN KEDUSHAT SHABAT LIKDUSHAT IOM TOVH IVDALTA. VEET IOM HASHEVII MISHESHET IEME HAMAASÉ KIDASHTA HIVDALTA VEKIDASHTA ET AMECHA ISRAEL. BIKDUSHATCH. BARUCH ATÁ ADO-NAI HAMAVDIL BEN KODESH LE KODESH.

Bendito sejas Tu, senhor nosso D us, Rei do universo, que fazes distinção entre o sagrado e o profano, luz e sombra, Israel e outras nações, o sétimo dia e os seis dias de trabalho. Fizeste uma distinção entre a santidade do Shabat e a santidade das Festas, e santificaste o sétimo dia entre os seis dias de trabalho. Reservaste e santificaste Teu povo com Tua santidade. Bendito sejas Tu, Senhor nosso D us, que diferes entre uma santidade e outra.



BARUCH ATÁ ADO-NAI ELO-HÊNU MÉLECH HAOLÁM SHEHECHEYIÁNU VEKYIMÁNU VEHIGUIÁNU LAZEMÁN HAZÉ.

Bendito sejas Tu, Senhor nosso D us, Rei do universo, que nos deste vida, nos sustentaste e nos fizeste chegar a esta época.

Bênçãos para Rosh Hashaná

Após beber o vinho, todos os presentes lavam suas mãos e recitam as bênçãos e nos ordenaste lavar as mãos e fazes surgir o pão da terra .



BARUCH ATÁ ADO-NAI ELO-HENU MELECH HAOLAM ASHER KIDESHANU BEMITZVOTAV VETZIVANU AL NETILAT YADAIM.

Bendito sejas Tu, Senhor nosso D us, Rei do Universo, que nos santificaste com Teus mandamentos e nos ordenaste lavar as mãos .

Tomam-se dois pães (chalot) e recita-se a bênção:



BARUCH ATÁ ADO-NAI ELO-HENU MELECH HAOLAM HAMOTZI LECHEM MIN HAARETZ.

Bendito sejas Tu, Senhor nosso D us, Rei do Universo, que fazes surgir o pão da terra .
O chefe da família parte um pedaço de pão, imerge-o no mel ou açúcar e o come, oferecendo em seguida um pedaço a cada um dos presentes.
É costume preceder a refeição da família com alimentos simbolicamente selecionados, devido à conotação sugerida pelo seu nome. Antes de comer esses alimentos são recitadas seguidas bênçãos:

Pega-se a maçã adoçada em açúcar e mel e recita-se:



BARUCH ATÁ ADO-NAI ELO-HENU MELECH HAOLAM BORE PERI HAETZ.

Pega-se mais um pedaço de maçã e recita-se:



YEHI RATZON MILEFANECHA ADO-NAI ELO-HENU VELO-HE ABOTENU SHETECHADESH ALENU SHANA TOBA UMTUCA (CADEVASH).

Bendito sejas Tu, Senhor nosso D us, Rei do Universo, que criaste o fruto da árvore.
Que seja Tua vontade, Senhor nosso D us, D us de nossos pais, conceder-nos um ano bom e doce (como o mel).

Sobre a acelga, diz-se:



YEHI RATZON MILEFANECHA ADO-NAI ELO-HENU VELO-HE ABOTENU SHEYISTALEKU OYBENU VESONENU VECHOL MEVAKSHE RAATENU.

Que seja Tua vontade, Senhor nosso D us, D us de nossos pais, que todos os nossos inimigos e todos aqueles que queiram fazer-nos mal, sejam eliminados .

Sobre a tâmara, diz-se:



YEHI RATZON MILEFANECHA ADO-NAI ELO-HENU VELO-HE ABOTENU SHEYITAMU OYBENU VESONENU VECHOL MEVAKSHE RAATENU.

Que seja Tua vontade, Senhor nosso D us, D us de nossos pais, que todos os nossos inimigos e todos aqueles que queiram fazer-nos mal, sejam exterminados .

Pega-se o alho poró ou cebola, dizendo:



YEHI RATZON MILEFANECHA ADO-NAI ELO-HENU VELO-HE ABOTENU SHEYICARTU OYBENU VESONENU VECHOL MEVAKSHE RAATENU.

Que seja Tua vontade, Senhor nosso D us, D us de nossos pais, que todos os nossos inimigos e todos aqueles que queiram fazer-nos mal, sejam eliminados .

Sobre a abóbora, diz-se:



YEHI RATZON MILEFANECHA ADO-NAI ELO-HENU VELO-HE ABOTENU SHETIKRA RÔA GUEZAR DINENU VEYIKAR U LEFANECHA ZACHIOTENU.

Que seja Tua vontade, Senhor nosso D us, D us de nossos pais, que o Senhor anule os decretos negativos e que nossas boas ações sejam lidas perante Ti .

Sobre o feijão de corda (fradinho):



YEHI RATZON MILEFANECHA ADO-NAI ELO-HENU VELO-HE ABOTENU SHEYIRBU ZACHIOTENU UTLABEBENU.

Que seja Tua vontade, Senhor nosso D us, D us de nossos pais, que nossos méritos e virtudes sejam aumentados .

Sobre a romã:



YEHI RATZON MILEFANECHA ADO-NAI ELO-HENU VELO-HE ABOTENU SHENIHIE MELEIM MITZVOT CARIMON.

Que seja Tua vontade, Senhor nosso D us, D us de nossos pais, que nossas mitzvot sejam tão numerosas quanto os grãos da romã .

Pega-se um pedaço da cabeça de carneiro, língua ou miolo e diz-se:



YEHI RATZON MILEFANECHA ADO-NAI ELO-HENU VELO-HE ABOTENU SHENIHIE LEROSH VELO LEZANAV, VETIZCOR LANU (AKEDATO VE) ELO SHEL YITZ CHAK ABINU ALAV HASHALOM, BEN ABRAHAM ALAV HASHALOM.

Que seja Tua vontade, Senhor nosso D us, D us de nossos pais, que sejamos colocados na cabeça (bem- sucedidos) e não na cauda, e que Te lembres, para o nosso bem, do carneiro sacrificado no lugar do nosso patriarca Isaac .
Em seguida faz-se a refeição de Rosh Hashaná, com muita alegria. 
Sucot
Este ano, desde o segundo dia de Sucot (3 de outubro), até o dia 8 de outubro, devemos fazer a Berachá do Lulav, diariamente.

Baruch atá Ad-onai elo-heinu
melech haolam asher
kideshanu bemitzvotav
vetzivanu al netilat lulav


Suplemento de Rosh Hashaná.
Contém termos sagrados. Por favor trate-o com o devido respeito.







......................


Comemore seu aniversário judaico
Viajando pelo Mundo?
Shabat: Uma Ilha no Tempo
HOME | COLABORE | PERGUNTE AO RABINO | ENTRE EM CONTATO 
pt.chabad.org - Torá, Judaísmo e Informação Judaica
pt.chabad.org » Judaísmo na Prática » Shabat
ImprimirEnvie esta página a um amigoCompartilhe istoCadastre-se

Shabat

Uma Ilha no Tempo

Estressado? Não é preciso se isolar em uma ilha distante para descansarmos: existe uma janela que abrimos toda semana em nossa vida e que une Céus e Terra, o sagrado e o cotidiano, transformando nosso limitado mundo em um espaço infinito. Uma Ilha no Tempo de tranquilidade, conscientização, identidade judaica e confraternização em família: O Shabat!

Uma Ilha no Tempo
Uma Ilha no Tempo
Não é preciso ir às Bahamas ou Havaí para descansarmos: existe uma janela que abrimos toda semana em nossa vida e que une Céus e Terra, o sagrado e o cotidiano, transformando nosso limitado mundo em um espaço infinito: o Shabat!
Qualidade de vida
Qualidade de vida
Toda a vida de um judeu é orientada, por meio da Torá, a unir o material ao espiritual, refinando a si e ao mundo. Mas como isto é obtido?
Paz
Paz
É uma "recordação da obra da Criação… um memorial ao êxodo do Egito". Assim, ele nos lembra (a) de nossas raízes, do fato de que o universo e tudo nele contido foi criado por D’us ; e (b) que D’us está diretamente envolvido com o mundo e o controla, que a Divina Providência dirige todos os eventos na história.
D’us Trabalhou no Shabat?
D’us Trabalhou no Shabat?
A lição notável dos seis dias da Criação não é somente que D’us escolheu criar um universo, mas que Ele continuou a criar até o último instante possível.
Os 39 Trabalhos Proibidos
Os 39 Trabalhos Proibidos
A proibição de realizar trabalho no Shabat não estea associada necessariamente a um trabalho pesado… Na maioria dos casos, é um trabalho por meio do qual cria-se algo que não existia antes, como uma nova faísca de eletricidade.
Viciada em Shabat
Viciada em Shabat 
O que me mantinha calma era o maravilhoso pensamento que, assim que o Shabat viesse, seria como uma fortaleza protetora que nenhum pensamento perturbador poderia abalar aquela perfeita tranqüilidade.
Desplugados
Desplugados
"Como pode fazer isso?" perguntam-me ao saberem que neste dia não faço compras, não atendo o telefone e mais uma vasta lista de atividades de lazer.
Como me Tornei Shomêr Shabat
Como me Tornei Shomêr Shabat
Minha história é muito simples. Acredito que quando me perguntam como fiquei "religioso" (adotei o judaísmo), a resposta vai de encontro com a grande maioria: cuidando o Shabat.
Quem manda no seu tempo?
Quem manda no seu tempo?
Como posso deixar de trabalhar no Shabat? É o melhor dia para meus negócios!
Passagens Sobre o Shabat
Passagens Sobre o Shabat
“E D'us abençoou o sétimo dia, e o santificou, porque nele Ele descansou de toda sua obra que D'us tinha criado…" (Bereshit 1:31-2:3)
Preparando-se para o Shabat
Preparando-se para o Shabat
Preparar-se para o Shabat é uma questão de aprendizado e experiência, que, por sua vez, se tornam tão naturais como respirar. Seguem algumas dicas.
As velas de Shabat
As velas de Shabat
Disse D’us: "Minha Vela (a Torá ) está na tua mão e a tua vela (a alma) está na Minha Mão; portanto, guarde a Minha Vela para que Eu guarde a tua vela."
Shalom Aleichem
Shalom Aleichem
Shalom Alechêm é um cântico baseado numa passagem talmúdica, segundo a qual um anjo bom e um mau acompanham todos que voltam da sinagoga sexta-feira à noite a seus lares.
O Kidush
O Kidush
“Todo aquele que faz a bênção sobre o vinho na noite de Shabat viverá muitos dias e muitos anos neste mundo e terá muitos anos mais de vida no Mundo Vindouro."
Hamotsi
Hamotsi
Todas as sextas-feiras, antes do Shabat, nossos ancestrais recebiam uma porção dupla de maná. Assim, em comemoração a este alimento celestial, iniciamos as refeições de Shabat e Yom Tov fazendo a bênção sobre duas chalot trançadas.
Bircat Hamazon
Bircat Hamazon
“Bendito és Tu, ó Eterno, nosso D'us , Rei do Universo, que alimenta o mundo inteiro com Sua bondade, com graça, com benevolência e com misericórdia…”
Seudat Hashlishit
Seudat Hashlishit
É a terceira refeição de Shabat, ingerida na tarde de sábado, após a prece de Minchá. Em muitas sinagogas há o costume de oferecê-la acompanhada de canções e contos chassídicos.
Havdalá
Havdalá
Quando o Shabat termina, não podemos deixá-lo sair sem nos despedir. Sua retirada é anunciada com vinho e bênçãos através da havdalá, cerimônia que separa entre o sagrado e o comum.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GLOSSARY - HEBREW ENGLISH

© Copyright 2002 ARTISTS FOR ISRAEL INTERNATIONAL. All rights reserved. abaddon (destruction) abirei lev (stubborn of heart) ach ahuv (a beloved brother [in Moshiach]) ach'av mashtin b'kir (him that urinates against the wall, i.e. all males) Ach'av (Ahab, King Ahab of Israel) ach (brother) achad asar (Eleven, the Eleven) achai (my brethren) acharei (after) acharim (end-times things) acharit hashanim (future years) acharit hayamim (last days, [Messianic] latter days) acharit shanah (end of the year) acharit yam (the extreme end of the sea) acharit (future, end, last, final outcome, latter end, i.e., future destruction) acharon (afterward, in the future, last) acharonim (last ones) achavah (brotherhood) achayot, akhayot (sisters) Achazyahu (Ahaziah of Judah) achdus (union, unity) achdut of yichudim (unity/ harmony of unifications) achdut (unity) achei Yosef asarah (Yosef's ten brothers) achei Yosef(the brothers of Yosef) acheicha (thy brethren) acheinu (our

Gematria - Tabela

PÁGINA PRINCIPAL                         TOC  para trabalhos em Desenvolvimento Hebrew Gematria por Bill Heidrick Copyright © por Bill Heidrick Instruções:  Para ir para entradas em um valor particular, selecione o link sobre esse valor. Blanks onde os números seriam indicam há entradas ainda para esse número. Um fundo escuro indica que as entradas são apenas referals para palavras e frases usando valores finais em letras. Intro 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162

PROCURE AQUI SEU SOBRENOME JUDAICO

Muitos Brasileiros são Descendentes de Judeus Você sabia que muitos Brasileiros são Descendentes de Judeus?   Por Marcelo M. Guimarães    Um povo para ser destacado dentre as nações precisa conhecer sua identidade, buscando profundamente suas raízes. Os povos formadores do tronco racial do Brasil são perfeitamente conhecidos, como: o índio, o negro e o branco, destacando o elemento português, nosso colonizador. Mas, quem foram estes brancos portugueses? Pôr que eles vieram colonizar o Brasil ? Viriam eles atraídos só pelas riquezas e Maravilhas da terra Pau-Brasil ? A grande verdade é que muitos historiadores do Brasil colonial ocultaram uma casta étnica que havia em Portugal denominada por cristãos-novos, ou seja, os Judeus ! Pôr que ?   (responder esta pergunta poderia ser objeto de um outro artigo).  Em 1499, já quase não havia mais judeus em Portugal, pois estes agora tinham uma outra denominação: eram os cristãos-novos. Eles eram proibidos de deixar o país, a fim